Afinal, o que é “Marketing 3.0”?

É assustador o modo como as definições e nomenclaturas sobre marketing têm se modificado. Mal nos acostumamos com a ideia do “Marketing 2.0”, aquele que se baseia na forte relação empresa-cliente oferecendo uma maior interação entre ambos, e logo aparece o conceito de “Marketing 3.0”. Mas afinal, qual a proposta que esse oferece?

Segundo o livro de Philip Kotler, “Marketing 3.0”, a nova diretriz nas atividades de marketing de uma organização propõe deixar claro qual é a missão, a visão e quais são os valores dessa e de como a mesma está preocupada em agregar esses pontos aos interesses de seus públicos. Ou seja, essa nova ideia de marketing considera seus stakeholders como tendo emoções e sentimentos sobre aquilo que lhe está sendo passado.
Para se atingir esse objetivo, é preciso pensar nos três pontos chaves de uma marca (identidade, imagem e integridade). Esses têm que estar consolidados na mente do público e para isso as marcas vem se utilizando de ações filantrópicas e sustentáveis para difundir a transformação sócio-cultural, assim como vem fortalecendo a prática colaborativa de seus funcionários.

Dentre as empresas que vem agregando essa ideia de colaboração, temos: a 3M, em que os funcionários podem usar parte do seu tempo buscando financiamento para projetos especiais; a Whole Foods, onde as decisões são tomadas com base nos votos de todos os funcionários e a Cisco, na qual os funcionários podem trabalhar em casa.

As organizações devem agir como “bons cidadãos corporativos” e lidar com as necessidades da sociedade, já que essa procura cada vez mais produtos e marcas que se mostrem sustentáveis e preocupadas com o bem-estar social. É primordial que missão, visão e valores de uma organização caminhem na mesma direção dos anseios de seus públicos e da sociedade em que essa está inserida.

Raissa Viegas
Diretoria de Comunicação
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s