Opinião On-line


Hoje vivemos a segunda geração da World Wide Web, que nos mostra cada vez mais potencial de uso, tanto pelo usuário final quanto pelo corporativo. O conceito de troca de informações em um ambiente dinâmico e interativo tomou proporções estratégicas, forçando uma mudança comportamental das empresas em relação às oportunidades de negócios e a seus colaboradores.

Há pouco tempo, os clientes eram passivos às inovações, ficando à espera do que viria de novidade tecnológica. Hoje, este mesmo cliente tem vias de acesso direto às empresas com as quais se identifica, dando sugestões, críticas e idéias, contribuindo e movimentando efetivamente as empresas. Esta responsabilidade também é dividida pelos funcionários das corporações, que hoje participam, de fato, do negócio ao encontrar internamente espaços abertos à criatividade e à inovação, além de meios de comunicação interativos com as lideranças.

Para se tirar o melhor proveito da atual fase da rede mundial de computadores é preciso tratá-la com seriedade e transparência e estar disposto a enfrentar de forma construtiva as críticas que certamente aparecerão.

Na era da Web 2.0, as inovações deixam de ser mérito de grandes multinacionais ou estrategistas de peso e passam a ser resultado de uma parceria da empresa com seus funcionários, clientes e usuários, estabelecida em uma plataforma de duas vias.

Aqui, vale a famosa reflexão: “Não faça perguntas se você não está disposto a ouvir as respostas”. Em suma, nesta era, não adianta ser moderna e ousada se a empresa não está, de fato, preparada para encarar seus pontos fracos, dialogar e agir para contorná-los.

Por Juceli Azevedo, diretor de Comunicação da Dell Brasil
Adaptado por Mariany Granato e Catarina Rangel
Diretoria de Comunicação RPjr.

Anúncios

5 respostas em “Opinião On-line

  1. Gente, primeiro de tudo: PARABÉNS PELA INICIATIVA DO BLOG! Olha já fiquei interessada em estar sempre entrando aqui.. já que esse primeiro tema abordado tem tudo a ver com o que eu estou pensando para o meu TCC! Aliás esse texto já me ajudou a ter a LUZ do famoso ” POR ONDE EU COMEÇO?” Sobre o texto acho complexo implantar a segunda geração do WWW em algumas empresas sendo que muitas mal sabem lhe dar com a primeira ainda enfim…acho que é um tema amplo e pode gerar diversas vertentes de discussão… Parabéns de novo pessoal!

  2. Primeiro de TUDO GOSTARIA DE PARABENIZAR A INICIATIVA DO BLOG… já me empolguei com esse primeiro texto… TEM TUDO A VER COM MEU TEMA DE TCC… na verdade lendo o texto eu pude ter uma LUZ do famoso “POR ONDE EU COMEÇO?” ADOREI!sobre o texto eu acho que é bem complexo discutir a implantação a segunda geração do WWW, muitas empresas possuem um potencial incrível para isso porém muitas mal sabem lhe dar com os primeiros WWWs! Eu acho instigante pensar nisso…Gente Parabéns DE NOVO!!!VMS DISCUTIRRRRRRRRRRRRRRRR! hehehebjsss Mariella

  3. Oi Gente!PARABÉNS pela Iniciativa!!!É maravilhoso presenciar avanços como esse na RP Jr.!Muito Sucesso pro Blog e pra todas as Ações que vcs realizarão!=)Passarei por aqui sempre que puder!bjinhos,Ani (4º ano).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s