Blog da Petrobrás: inovação e voz institucional

No último dia 02 de junho a Petrobrás dava o pontapé inicial através de sua equipe de comunicação ao blog Fatos e dados (http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/). Como primeira matéria, a empresa apresentava uma nova era no que diz respeito á descoberta de petróleo e gás no pré-sal da costa brasileira – Até aí tudo bem !

Com o passar dos dias, a divulgação do blog e de seu simples layout foi tomando conta de várias discussões na esfera digital em redes sociais, grupos de discussão e em diversos blogs. Um fato chamou a atenção e despertou a ira de muitos jornalistas, redações e profissionais da área – a Petrobrás passou a divulgar (na íntegra) através de seu blog, todo o conteúdo de entrevistas cedidas a jornais,portais, rádio, televisão etc. E agora José ?

Jornalistas passaram a criticar duramente a atitude da equipe de comunicação responsável pelo blog da Petrobrás. Alegaram deselegância, quebra de sigilo da investigação jornalística e, acusaram a Petrobrás de colocar a opinião pública contra a imprensa. O fato é que antes mesmo da notícia ser divulgada nos jornais, o blog já publicava o seu posicionamento ante os fatos através da entrevista cedida aos órgãos de imprensa correspondentes.

A velocidade da troca de informações via internet ultrapassou barreiras do jornalismo tradicional. Hoje em dia, com o público que também virou produtor e disseminador de informação e conteúdo, as mídias digitais dão voz a instituições, pessoas e a fatos que possivelmente não tinham o mesmo espaço nas mídias tradicionais.

E nós, como Relações Públicas ??? Defenderemos a transparência da instituição diante de seus públicos a qualquer custo, ou transformaremos as ferramentas que a mídia digital nos proporciona em um novo espaço de manipulação e obscuridade de informação?

Blog da Petrobrás: http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/
Petrobrás no Twitter:
www.twitter.com/blogpetrobras

Texto escrito e enviado pelo aluno Fabio Procópio, do 3ºano de Relações Públicas da UNESP- Bauru (fabioprocopio@gmail.com). Se tiver algum assunto interessante que queira divulgar ou discutir, mande para o email da comunicacaorpjr@gmail.com.
Diretoria de Comunicação
Anúncios

2 respostas em “Blog da Petrobrás: inovação e voz institucional

  1. Premio de RRPP para o cara que teve essa ideia. Sem duvida que esse é o caminho da comunicação corporativa. O engraçado é que foi a Petrobras que teve que mostrar isso pros Jornalistas brasileiros.Max Delazeri

  2. Defender sempre o diálogo transparente. E hoje que os jornalistas perderam a obrigatoriedade do diploma no STF, eles precisam ficar bem quietos hehehe. Se bem que nossa batata está assando a partir de agora.Abraços,Mateus d'Ocappuccino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s