Flashmob!

Flashmob são ações pontuais rápidas, nas quais pessoas que não se conhecem reúnem-se para a realização. A organização acontece geralmente por e-mail, SMS ou Twitter, redes nas quais são combinados o local e o horário. Esse movimento começou com a intenção de quebrar a rotina e trazer diversão para o cotidiano, mas passou a ganhar aspectos políticos e já foi usado como protesto contra a repressão de manifestações, pois sua rápida organização e dispersão dificulta a ação da polícia, além de conseguir atenção da população.
Eventos desse gênero já foram feitos em vários lugares do mundo, e alguns deles ficaram bastante famosos, como as pessoas “congeladas” na estação de Londres (vídeo acima) e o No pants (participantes que tiram a calça no metrô), que aconteceu também no Brasil.
O movimento tem se tornado grande e atualmente existem grupos que organizam e filmam suas ações. No canal Multishow foi lançado um programa, o Mob Brasil, que mostra a organização de flashmobs, sua idealização, divulgação e a ação em si; e na internet encontramos muitos vídeos de várias ações realizadas.
Essa é uma das mais novas formas de manifestação que encontramos, e tem capacidade, através dos meios de comunicação, de reunir muitas pessoas e chamar atenção para seu objetivo.

Catarina Rangel

Diretoria de Comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s