Twittando por aí

Já não é novidade que o microblog Twitter vem sendo cada vez mais comentado e utilizado pelos brasileiros. Pegando uma carona nesse fenômeno, é comum encontrarmos perfis de empresas, visando divulgar lançamentos, serviços, promoções, entre outros.
Vários parlamentares brasileiros também aderiram a esta forma de aproximação com a população, incentivados pelo êxito da campanha do presidente norte-americano Barack Obama diante de ferramentas digitais como o Twitter. Dentre os perfis mais famosos está o do governador José Serra, que atualiza diariamente sua página com informações de reuniões e opiniões sobre projetos.
Porém, faz-se necessária grande cautela no que se escreve. Na semana passada, o senador
Aloizio Mercadante, presidente do PT, foi alvo de uma grande crise de imagem, devido a um post em seu perfil. No dia 20 deste mês, o senador afirmou que subiria à tribuna naquele dia para renunciar a liderança do partido em caráter irrevogável, devido às divergências de opinião perante a crise no senado. Porém o mesmo, após carta recebida do presidente Lula, voltou atrás em sua decisão antes irrevogável e manteve-se no cargo. Este fato gerou grande repercussão frente a seus eleitores e “seguidores” do Twitter, tornando-se matéria de sites como o G1 e a Folha Online.
Desta forma, podemos perceber, mais uma vez, a importância de um profissional da área de comunicação, como o Relações Públicas, atualizado com as novas ferramentas digitais. Por meio disso é possível analisar o público que se utiliza destas tecnologias, elaborar um bom planejamento e delimitar estratégias para alcançar determinados objetivos. Tudo isso com o intuito de garantir a funcionalidade das diretrizes propostas pelo profissional, prevenindo ou amenizando possíveis dificuldades na comunicação ou crises decorrentes do uso inadequado destes meios.

Natália Bonicontro Fonsati
Aluna do 4º termo de RP – UNESP Bauru

Anúncios

3 respostas em “Twittando por aí

  1. o mercadante deve ter varios assessores para pensar nas midias que ele pode usar, mas a pergunta que fica é o que o pobre coitado do RP irá fazer depois que ele publica um texto e afirma que é irrevogável sua denúncia e depois nega tudo e permanece… somos muito úteis, mas em alguns casos nem os melhores RPs salvam a imagem.abraços, mateus

  2. É meio triste ver que alguns políticos simplesmente usam o Twitter não pq acham que é uma ferramenta para informar o povo e expor suas ideias, mas sim para angariar votos e tentar aumentar sua popularidade.

  3. Com ctza o twitter é uma ferramenta muito utilizada já pelos brasileiros!!E, ngm melhor do q os profissionais de comunicação para saberem como utilizá-lo! Parabéns pelo Blog meninas!bjosssMari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s