Seu corpo também se comunica

Normalmente pensamos que a fala é o principal meio de comunicação entre os seres humanos. Esquecemos, no entanto, de um potencial cartão de visitas: o nosso próprio corpo. Além de comunicar-nos quando algo não funciona muito bem fisiologicamente, o nosso corpo possui um papel fundamental na relação comunicativa com outros indivíduos. De fato, a linguagem corporal atua constantemente nas informações que queremos transmitir.

No processo da evolução humana, estima-se que a linguagem falada tenha surgido há cerca de 2,5 milhões de anos, período em que nosso cérebro já havia triplicado de tamanho. E mais: alguns pesquisadores afirmam que em toda comunicação interpessoal, aproximadamente 7% da mensagem é verbal, 38% é vocal (voz e outros sons) e 55% é não- verbal. Ou seja, nosso corpo realmente se comunica. E muito!

Muitos estudiosos seguem a linha de que o corpo age de acordo com seu inconsciente, projetando a todo o momento as percepções da sua mente. Não é a toa que atualmente o estudo dessa teoria utiliza o conhecimento da medicina oriental, psicossomática e neurolinguística, unindo diversos tipos de detalhes na formulação de significados. Segundo tais linhas de estudo, nosso corpo diz muito mais coisas do que imaginamos dizer.

O livro “Desvendando os segredos da linguagem corporal”, de Allan e Barbara Pease, traz alguns pontos interessantes sobre este assunto, demonstrando detalhes corporais que passam despercebidos por nós na maioria das vezes. A obra traz assuntos diversos, desde dicas para se comunicar “corporalmente” em entrevistas de emprego até conselhos no momento da sedução. Para os estudiosos, por exemplo, gestos como tocar o nariz, esfregar os olhos e coçar o pescoço durante uma conversa interpessoal são sinais de que o autor dessas ações provavelmente está mentindo. Quer saber se sua apresentação (no trabalho, colégio, etc) está sendo realmente assistida e aprovada? Preste atenção na postura e nas mãos dos ouvintes: quando alguém usa a mão para apoiar a cabeça, é sinal de que o tédio se estabeleceu.

Através da consciência deste tipo de linguagem, as pessoas podem mudar suas relações com os outros indivíduos, promover uma comunicação efetiva como um todo e obter um feedback quase que instantâneo numa conversa. É possível falar e perceber se sua mensagem está sendo corretamente enviada, recebida e avaliada por quem a recebe. Sejamos sinceros: há coisa melhor para um bom comunicador?

Algumas dicas sobre os segredos da linguagem corporal
atraente:

· Rosto: Tenha sempre uma expressão viva e faça do sorriso um item permanente em seu repertório.
· Gestos: Seja expressivo, mas não exagere. Quando gesticular, mantenha os dedos unidos, as mãos abaixo da linha do queixo e as pernas e braços descruzados.
· Olho no olho: Use uma quantidade de contato visual que faça as pessoas se sentirem à vontade. Exceto em lugares onde olhar os outros é culturalmente inconveniente, quem olha conquista mais credibilidade do que quem não olha.
· Postura: incline-se para frente ao ouvir e mantenha-se ereto ao falar.
· Espelhamento: Espelhe sutilmente a linguagem corporal dos outros.

(Retirados do livro “Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal”, Allan e Barbara Pease, Ed. Sextante)

Nathalie Bonome
Diretoria de Comunicação

Anúncios

Uma resposta em “Seu corpo também se comunica

  1. Apesar de muitas vezes parecer clichê, as dicas com relação a maneira como se posicionar e como utilizar seu corpo quando for se relacionar com outros é extremamente importante.Muitas vezes pecamos em detalhes pequenos, mas que no fim fazem toda a diferença, e ter uma boa postura, passar segurança é convicção, são detalhes fundamentais para todo cominucólogo que se preze.Parabéns pela iniciativa e pelo tema abordado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s