Comunicação Formal e Informal


Sabemos que, no cenário atual, uma organização não consegue sobreviver sem a comunicação; e para a eficácia dessa atividade, é preciso que dois tipos de comunicação sejam avaliados com atenção: a formal e a informal.

A comunicação informal é todo tipo de relação social entre as pessoas da organização. É uma forma dos funcionários terem mais informações para saciar a curiosidade; informações estas, que muitas vezes não são disponibilizadas nos canais formais, o que faz com que haja uma procura por fontes alternativas.

Algumas das formas mais conhecidas na rede informal são os boatos e rumores. A comunicação informal não é estratégica, afinal não é solicitada pela alta administração; porém, não é por isso menos importante. A rede informal precisa ser levada a sério e a organização precisa tirar proveito positivo desse tipo de comunicação, afinal assim é possível saber com mais rapidez a opinião, as insatisfações e os boatos existentes na organização.
Já a comunicação formal, derivada da alta administração, é uma comunicação dirigida e estrategicamente elaborada para os seus públicos; que transmite, dentre outros, informações, medidas e ordens por diferentes veículos, como, por exemplo, impressos visuais e eletrônicos.

A comunicação formal e a informal devem ser levadas em conta para o alcance eficaz dos objetivos, pois ambas podem afetar tanto positivamente como negativamente a organização. “Por mais detalhado que seja o sistema de comunicação formal estabelecido na organização, terá que ser sempre suplementado por canais informais, através dos quais fluirão informações, aconselhamentos e, inclusive, ordens” (Hebert A. Simon).

Camilla Todo Watanabe
Aluna do 4º termo de Relações Públicas – Universidade Metodista de São Paulo
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Uma resposta em “Comunicação Formal e Informal

  1. Muitas vezes a comunicaçao informal pode ser estratégica na empresa se for bem trabalhada, nenhuma notícia se espalha tão rápida quanto na rádio peão ou corredor. Como cita no livro a estratégia do oceano azul é preciso encontrar o ponto de desequilibrio nas organizações, informar todos da mesma maneira não funciona.Mateus

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