As Relações Públicas estão na moda

Nos últimos dias, os olhares da mídia ficaram divididos entre catástrofes naturais e o mundo fashion.
Em meio as notícias acerca do
devastador terremoto no Haiti e dos estragos causados pela chuva no sul e sudeste do país, as semanas de moda do Rio de Janeiro e de São Paulo mais uma vez agitaram o ambiente “fashionista das grandes metrópoles, exibindo tendências e levantando todo tipo de comentários e críticas.

Talvez mais do que outros setores, o mundo da moda lida diretamente com a imagem. Um universo de ideias e criações é desenvolvido a partir de conceitos muitas vezes inspirados em hábitos ou objetos cotidianos. Assim, a moda trabalha com a imagem do vestir sob diferentes perspectivas, busca o que agrada o público e mescla o estilo de cada grife ou tendência com um toque de criatividade.


Há aproximadamente dez anos, o Brasil entrou para o circuito internacional de corte e costura, sediando a primeira semana de moda brasileira, a São Paulo Fashion Week, seguindo os moldes das semanas de Paris, Milão e Nova York. A partir de então, a ascensão desse segmento deu-se de forma exponencial, possibilitando que a cultura brasileira fosse refletida em roupas, calçados e acessórios mundo afora.



Consequentemente, diversas marcas, grifes e empresas do setor vestuário foram criadas, exigindo profissionais de comunicação que atendessem às necessidades do novo segmento. Nesse contexto, a atuação do relações-públicas tornou-se indispensável, e os profissionais da área passaram a trabalhar diretamente com o mercado da moda, desde a produção de eventos e desfiles até a segmentação e mapeamento dos públicos de determinadas marcas. Além disso, cada vez mais o RP está atento a gestão de relacionamentos, seja entre a marca e o seu público-alvo, os fornecedores e os colaboradores da empresa ou entre a mídia e a opinião pública.


Especialistas afirmam que o crescimento desse setor será contínuo nos próximos anos, inclusive com o desenvolvimento de “pólos de moda” em outras regiões brasileiras. Para quem tem vontade de atuar no mundo fashion, isso significa a abertura de grandes oportunidades, inclusive a de expor a real importância de um relações-públicas em um ambiente tão competitivo e estereotipado.

Nathalie Bonome
Diretoria de Comunicação

Anúncios

Uma resposta em “As Relações Públicas estão na moda

  1. Ola Natalie..Super bacana ler uma matéria dessa após ter feito meu Tcc em moda.Já faz dois anos, e vejo que está mais fácil de ahar conteúdo Rp e Moda na internet!!Isso é ótimo para qualquer Rp em especial aquele que se identifica com a área da moda!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s