Coca-Cola: uma trajetória de sucesso mundial

Atualmente presente em mais de 200 países e com um catálogo de mais de 400 marcas de bebidas não-alcoólicas (entre estas, quatro das cinco marcas mais consumidas no planeta: Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite), a Coca-Cola foi apresentada pela primeira vez ao público em 1886. Seu inventor, John Pemberton, leva sua invenção à Jacob’s Pharmacy (Atlanta – Estados Unidos), que inicia o comércio do copo da bebida por US$0,05.

Nos primeiros anos são vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) da bebida por dia. Um século depois, a empresa já havia produzido mais de 38 bilhões de litros apenas do xarope. Porém, sem ter idéia de que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, Pemberton vende sua empresa para Asa Griggs Candler em 1891, por aproximadamente US$ 2.300,00. Candler torna-se o primeiro presidente da companhia e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e à marca.
Asa Candler acha formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida: distribui cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abastece os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a marca Coca-Cola. A promoção agressiva funciona: a marca começa a figurar em diversos lugares, cada vez mais rapidamente.
Porém, ninguém talvez tenha causado tanto impacto na empresa como Robert Woodruff, presidente que consolida a marca e a liderança da Coca-Cola em todo o mundo. Com um forte investimento em marketing, suas ações acabam por conquistar novos mercados com campanhas inovadoras: a companhia viaja com a equipe americana para a Olimpíada de Amsterdã (em 1928), sua logo é estampada nos trenós de corridas de cachorro no Canadá e nas paredes das arenas de touros, na Espanha. Além disso,a criação de inovações, como as embalagens com seis unidades e as geladeiras horizontais, alavancam o desenvolvimento e a distribuição dos produtos, tornando a Coca-Cola ainda mais fácil de ser apreciada; e quando fica explícita a preferência das donas de casa pelas embalagens six-pack, a empresa envia mulheres de porta em porta para instalar gratuitamente um abridor de parede com a sua logo estampada. Com esse pensamento norteador, a Coca-Cola vai se tornando a partir de então não só um grande sucesso, mas parte da vida das pessoas.

Atualmente, a Coca-Cola Company continua em contínuo crescimento; e a associação da empresa aos esportes fica cada vez mais fortalecida com o apoio a alguns dos principais eventos esportivos mundiais, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol. A companhia ainda conta com o sucesso de seu simpático urso polar, criado em 1993 e que se tornou símbolo da bebida.
Afinal, então por qual motivo a continuar criando diversas publicidades e propagandas para seus consumidores? Por que continuar investindo milhões de dólares em brainstorm e realidade digital, se grande parte da população mundial já a conhece e, mais importante, a aprecia?
A resposta para essas questões pode ser resumida em uma razão: a manutenção da marca, uma tarefa tão difícil quanto a inserção desta no mercado. Com uma linha de produtos em franca expansão e um consumo diário crescente, a Coca-Cola é uma empresa que não se acomoda e enxerga sempre uma nova oportunidade de crescimento; por mais que sua marca seja fortemente influente no mundo atual, não se esgota o investimento para torná-la cada vez mais presente, gerando contínuos impactos na vida dos consumidores.
A empresa tornou-se tão influente que em muitas partes do mundo existem os chamados “Coca-Cola’s World”, lojas da companhia que vendem artigos diversos estampando apenas seu nome, com preços comparativamente altos, em relação aos valores das peças normalmente: camisetas, pijamas, canecas e diversos outros objetos são comercializados e o consumidor acaba por estampar a marca onde quer que esteja com o artigo, em diferentes lugares do planeta.
O valor da empresa vai muito além de uma cifra financeira; possui uma relação emocional com o público, despertando sentimentos e intuições com seu produto,faz com que o consumidor a identifique como única, inimitável e de real importância para si. Isso deve valer algo mais do que US$2.300,00, concordam?
Raisa Kamaura
Diretoria de Comunicação

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Uma resposta em “Coca-Cola: uma trajetória de sucesso mundial

  1. Olá,Bem bacana o blog de vocês e o post também, acabaram de ganhar um novo seguidor.Realmente a coca tem uma trajetória de sucesso, isso garças a uma boa administração e boas estratégias de comunicação também. É bacana principalmente para estudantes e profissionais de Relações Públicas fazerem estudo de caso sobre cases como estes.

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