O Fenômeno "No Midia"

O mercado consumidor em todo o mundo tem se tornado cada vez mais exigente em relação aos produtos que consome e às formas com que as marcas apresentam tais produtos. Observando esses novos aspectos, muitas empresas têm investido em ações de comunicação e marketing integrados que levem a um direcionamento diferenciado das informações para, dessa maneira, chamar a atenção dos consumidores. Entre essas ações observamos o crescimento do no midia.
As novas estratégias de ação incluem intervenções urbanas que atraiam a atenção e a curiosidade do consumidor para a marca, como o que aconteceu em Dublins para o lançamento do Playstation 3. Foram espalhados pela cidade ovos gigantes que não tinham nenhum tipo de indicação ou explicação, quem os quebrasse ganhava um Playstation 3.
Outro tipo de ação no mídia são materiais ou produtos especiais entregues a consumidores influentes e formadores de opinião, como jornalistas blogueiros e celebridades da internet. Foi o que aconteceu com alguns contatos da agência que divulgava a nova temporada de Prision Break, as pessoas receberam em casa bolos com ferramentas que serviriam para escapar da prisão, o que remete à série em que dois irmãos tentam escapar de uma penitenciária onde estão presos injustamente.
Este tipo de ação está se tornando cada vez mais comum sem que nós percebamos. Alguns e-mails são vinculados em tom de brincadeira, mas têm a intenção de divulgar marcas como a da empresa Hortifruti, que divulgou paródias de cartazes de filmes com seus produtos no lugar dos personagens.
Todo esse esforço em chamar a atenção do consumidor reflete o fato de as empresas estarem se preocupando cada vez mais em fidelizar o cliente à marca e ao conceito que ela transmite. A intenção é fazer com que desejemos consumir em primeiro lugar a marca, depois o produto em si. Uma atitude inteligente, pois constrói a fidelização a partir da identificação do consumidor com a empresa.
Catarina Rangel
Diretoria de Comunicação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s