RP ajuda no desenvolvimento de Pequenas Empresas

O crescente surgimento de pequenas e médias empresas nos últimos anos trouxe consigo um grande número de colapsos e falências em negócios desse tipo. O fracasso dessas empresas de pequeno porte, na maioria das vezes atribuído ao investimento incorreto dos recursos e à má gestão, pode estar justamente nas falhas e desvios na comunicação.

Para o consultor de Relações Públicas Robert Kelly, as pequenas empresas não podem confiar somente em sua fonte de financiamento para criar a ampla exposição pública que o seu negócio precisa se quiser sobreviver. Desde a idealização e o processo de desenvolvimento da organização é necessário o planejamento e a implementação de uma estratégia de Relações Públicas realista e executável.

Desde o inicio, o público-alvo do negócio não só deve tornar-se ciente de que sua empresa existe, mas deve também estar motivado a saber mais sobre o que a empresa pode oferecer. Para tanto, mais uma vez, é indispensável que os gestores façam com que a sua organização seja percebida por meio de um planejado programa de Relações Públicas, capaz de atingir, persuadir e mover os indivíduos a procurá-la.

A fim de evitar falhas que prejudiquem o negócio, as empresas de pequeno porte possuem recursos limitados a serem investidos. No entanto, existem determinadas atividades de Relações Públicas possíveis de ser utilizadas na busca de bons resultados. Por exemplo, através da proximidade com investidores, público e comunidade, as organizações mapeiam de maneira mais ponderada o terreno em que estão pisando. A criação de um diálogo regular com cada um dos seus principais públicos e o monitoramento dos meios de comunicação que mencionam as mensagens e pontos de vista da empresa são outras ações que apresentam resultados significativos.



Segundo Robert, “com o tempo, os gestores deverão notar uma maior sensibilização nos negócios, especialmente no que se refere à sua atuação no mercado, além de uma maior receptividade às suas mensagens por parte dos clientes e uma percepção crescente da opinião pública sobre o papel que a empresa exerce na sociedade”.


Fica a dica para quem sonha em abrir o seu próprio negócio ou garantir a sobrevivência de pequenas empresas através da utilização de estratégias de Relações Públicas.



*O americano Robert A. Kelly é ex diretor de Relações Públicas da Pepsi-Cola Co, Texaco e Olin Corp e secretário adjunto de imprensa da Casa Branca americana.



Nathalie Bonome

Diretoria de Comunicação


Anúncios

2 respostas em “RP ajuda no desenvolvimento de Pequenas Empresas

  1. A questão do surgimento e aumento do número de pequenas empresas encontra-se em evidencia nas ultima décadas no Brasil devido a uma serie de mudanças em nossa economia. Inclusive a Campanha da Fraternidade 2010 trata indiretamente sobre esse tema. A campanha incentiva a criação de cooperativas e de pequenos negócios. Uma significante nicho de trabalho para profissionais da área de Relações Públicas, assim como indica esta postagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s