14/04 – Perspectivas sobre a terceirização de serviços

Na contemporaneidade, estamos diante de uma nova realidade empresarial, marcada por modernizações tecnológicas, reestruturações e mudanças nas relações de trabalho. A partir disso, as organizações adotaram diferentes posturas frente a seus públicos. Assim, surge o fenômeno nada efêmero da terceirização, que aparece como uma alternativa de flexibilização no mercado de trabalho. Trata-se de uma técnica administrativa que possibilita às empresas manterem um processo de transferência de atividades acessórias e de apoio a terceiros.

Foi primeiramente no âmbito das relações-públicas que a terceirização foi inserida e se desenvolveu no Brasil. No cenário atual, tal área encontra-se entre as mais terceirizadas do país, ao lado da informática, organização e métodos e serviços jurídicos.

É nesse contexto que nos deparamos com o aumento da segmentação de serviços no ramo comunicacional. Nota-se o crescimento do número de agências externas que prestam serviços terceirizados de comunicação e assumem frequentemente as áreas de assessoria das empresas.
Vale ressaltarmos que esse processo de terceirização apresenta vantagens, já que aumenta a especialização; atende as demandas com agilidade; melhora a qualidade na prestação de serviços, entre outros aspectos. Porém, esse processo também pode gerar, muitas vezes, dificuldade na formação de parcerias; aumento da dependência do terceiro; demissão em massa, etc. Por isso, para que se possam evitar os obstáculos existentes, deve-se trabalhar com profissionalismo em todo relacionamento comunicacional, espírito de cooperação e equilíbrio. Terceirização é, antes de tudo, uma parceria que busca resultados empresariais.
Texto de apoio: http://www.sendspace.com/file/5lsn87


Mariah Venturi Navarro Lima
Aluna do 5º termo de Relações Públicas – Unesp
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s