Sustentabilidade sob uma abordagem alternativa

A sustentabilidade é um assunto que tem sido muito discutido atualmente, por isso estamos todos procurando um meio de aliar os conceitos de preservação ambiental, consciência social, cultural e econômica ao sistema capitalista vigente, no qual os interesses das partes envolvidas se chocam.P orém, temos a sensação de que muito se fala e pouco é realmente colocado em prática. Percebemos que muitas organizações têm em seus objetivos e valores a sustentabilidade, mas na realidade isso não se aplica.Torna-se então fundamental a discussão em torno deste assunto e participação dos comunicadores na “Promoção Sustentável”, realizada pelo http://www.mundorp.com.br/promocaosustentavel.asp

Durante o XIII Enejunesp (Encontro de Empresas Juniores da Unesp) o palestrante Cid Alledi, administrador de empresas formado em engenharia civil, abordou o tema de forma diferente ao apontar essas contradições que enfrentamos atualmente. Sob a perspectiva social, ele utilizou o exemplo da Unilever, uma organização que tem em seus valores a sustentabilidade e a responsabilidade social, e tem entre suas marcas Dove e Axe. A forma como elas atraem seus consumidores é totalmente oposta: no caso da Dove a campanha principal era “pela busca da real beleza” das mulheres, que lutava contra a padronização da beleza em biótipos praticamente inalcançáveis. Já no caso da marca Axe os comerciais sempre mostram mulheres com corpos esculturais que seriam atraídas pelo produto. Podemos perceber, ao olhar as duas campanhas, que há uma contradição muito grande entre os dois discursos o que nos deixa confusos sobre qual é realmente a postura da Unilever.

http://www.youtube.com/get_player

Outra campanha da Dove, que incentivava as mães a conversar com suas filhas antes que a indústria da beleza o fizesse, deu margem a uma paródia crítica feita pelo Greenpeace que aborda o desmatamento na Indonésia para produção de óleo de palma, usado na confecção de produtos Dove.

http://www.youtube.com/get_player

Refletindo sobre esses e outros tantos exemplos de empresas que apresentam contradições entre seus valores e a realidade de suas práticas, percebemos como a sustentabilidade ainda fica muito no campo das idéias, a iniciativa do blog Horizonte RP é importante para levantar discussões sobre o assunto e quem sabe reverter esse quadro.

http://www.youtube.com/get_player

Catarina Rangel

Diretoria de Comunicação

Anúncios

Uma resposta em “Sustentabilidade sob uma abordagem alternativa

  1. Muito bom o tema! Estão de parabéns. Hoje precisamos, mais do que nunca, saber quais atitudes tomar e pesquisar antes de nos envolvermos com marcas que não são responsaveis socio-ambientalmente DE VERDADE!E, como profissionais de comunicação, tentar ajudar a mudar algo!Parabéns pelo trabalho de todos!!!mari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s