Cool Hunters, os caçadores de tendências

Andar por shoppings, cinemas, bairros, shows e bater perna em diversos lugares, munido de uma boa máquina fotográfica, um bloco de anotações e estar atento às novidades são algumas das funções de um cool hunter, ou em português, caçador de tendências. Este profissional é capaz de identificar padrões futuros de comportamentos e atitudes, principalmente no que se refere a produtos de consumo.


Conhecido na Europa e nos Estados Unidos, mas há pouco tempo no Brasil, o cool hunter não trabalha fazendo previsões do futuro, mas antecipando novidades, desde lançamentos de produtos, até acontecimentos tecnológicos e medidas governamentais.

A identificação de tendências é uma tarefa comum dentro do planejamento estratégico de grandes empresas. Comumente relacionada à área de marketing, conta, na maioria das vezes, com a ajuda de agências de comunicação e institutos de pesquisa, a fim de obter o apoio de profissionais “intuitivos” que lidam com processos voltados à subjetividade. Alguns especialistas acreditam, inclusive, que a atividade de cool hunting está intimamente ligada a diferentes vertentes, desde a ciência até a arte, intuição e observação nos locais adequados.

Agências de cool hunting internacionais (tais como Future Concept Lab, Trendwatching, Trendguide, Zandlgroup), principalmente ligadas ao mundo da moda e imagem, são as maiores contratantes. Apesar de não haver cursos de formação específica nessa área, a prática exige pessoas bem informadas, atentas e com certa sensibilidade, capazes de raciocinar de maneira criativa e lidar com improvisos. O profissional de relações-públicas, por lidar com diversos conceitos e métodos utilizados pelos cool hunters, sai à frente na prática desta atividade. O cool hunting torna-se assim, mais uma área inovadora para o nosso portfólio de atividades profissionais.

Nathalie Bonome
Diretoria de Comunicação

Anúncios

Uma resposta em “Cool Hunters, os caçadores de tendências

  1. Bom dia,Estava eu na net colocando meu perfil na ´pesquisa e comparando a perfis de profissionais do mercado de trabalho, com anos de experiência, acertando os erros, aprendendo o que não sabia, aprendi a conhecer pessoas. Sou inteligente,aprendo tudo o que posso aprender enfim. Me identifiquei com o perfil descrito nessa matéria. Gostaria de saber de vocês estudantes, Onde estão estas empresas? Me diga uma ou duas.Obrigada e parabens pelo artigo e pelo trabalho de vocês. Foi inspirador. Mais uma vez obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s