Eventos acadêmicos: como colocá-los no currículo?

Realizados nas dependências de universidades do país, os eventos acadêmicos são encontros geralmente organizados por alunos e professores para colocar em foco assuntos que se interessam ou que presumem ser relevantes para complementar a profissão. São oportunidades relevantes para acrescentar ao repertório dos alunos, porém uma expressiva parcela dos estudantes não sabe a forma que tais eventos podem ser aproveitados futuramente em seus currículos.
O grande problema da situação pode ser resumido no fato da maioria dos eventos acadêmicos não serem conhecidos por quem analisa seu currículo. Imagine um desses eventos que você participou recentemente. Como explicar do que se trata o en
contro, para então o leitor entender quais as razões que levaram você a colocá-lo naquela folha? Como apontar o que foi aprendido em cada um de forma relevante e resumida? E mais ainda, como reunir todos os eventos em um pequeno espaço?
A fim de aproveitá-los, a melhor opção não seria colocar todos eles no currículo, com descrições e assuntos debatidos em cada um, pois o mercado de trabalho atual infelizmente não possui disponibilidade para tal leitura e avaliação. Para, então, não ser tachado de fornecer informações que poderiam ser omitidas – ou no popular, “encher linguiça”- nesse importante meio de apresentação, a melhor opção apontada por Max Gehringer, consultor empresarial e escritor, é acoplar todos os eventos em apenas duas linhas que resumirão seu interesse sem deixar o currículo incompleto. Uma frase como “Curso de processamento de dados (36 horas) e mais 16 eventos acadêmicos, de 2006 a 2010, num total de 140 horas” é um exemplo que já supre a necessidade do que grande parte dos empregadores quer saber e demonstra que o candidato realmente possui, também, outros aspectos interessantes no currículo que preferiu exaltar.
Participações em eventos acadêmicos demonstram pró-atividade do candidato, já que a maioria deles são, quando não gratuitos, concedidos a um preço acessível para o público alvo. Quanto mais horas de debate, de confronto de opiniões, e explanação de experiências terceiras, mais o ouvinte consegue pesar as informações que chegam a ele e formar sua própria linha de raciocínio, embasada e completa; e os candidatos que possuem tal característica certamente saem na frente.

Raisa Kamaura
Diretoria de Comunicação

Anúncios

5 respostas em “Eventos acadêmicos: como colocá-los no currículo?

  1. Muito legal, parabéns. Acredito que esta matéria é esclarecedora para sabermos o que fazer com os nossos certificados. Fica a dica de como aproveitar no currículo estes eventos que são muito importantes para o enriquecimento do nosso próprio repertório.

  2. Nossa paranbéns pela escolha do tema e pela forma como o abordou. Eu realmente nunca soube como colocar os eventos acadêmicos no meu currículo, o que era certo ou errado fazer. Muito interessante! Parabéns mais uma vez!!Bjo

  3. Ótima matéria!Realmente sempre é uma grande dúvida o que fazer para mostrar no currículo todos os cursos ou congressos que participamos… Ainda mais tendo que resumir tudo para não preencher espaço com informações vazias.Boa dica!

  4. Realmente, ao longo da graduação e até pós graduação -seja em stricto senso ou lato senso – acumulamos uma pilha de certificados de eventos acadêmicos que ajudam em muito na formação profissional, mas que são muito difíceis de representar em um currículo que não seja da plataforma lattes. Nesse sentido, as dicas foram muito interessantes! Parabéns.

  5. Boa dica mesmo pessoal! Adorei esse post! Ja vou reformular aqui hehehheparabens!Com certeza temos muito de nossa formaçao pelos cursos e palestras que assistimos dentro da faculdade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s