Por que a lata da Brahma é branca? Sei lá!

http://www.youtube.com/get_player

A cerveja Brahma, marca brasileira pertencente à Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), é a segunda mais vendida e consumida no Brasil, além de ocupar a quinta posição no mercado mundial. Ela é a marca internacional da Ambev e está presente em mais de trinta países do globo, em diversos continentes.
A empresa lançou em julho sua nova identidade visual e sua nova lata, agora na cor vermelha, apresentando seu reposicionamento de marketing. Além da nova lata, também foi alterado o logotipo presente nas garrafas e em todo o material de comunicação.
No início do último mês, a cerveja trouxe o seguinte teaser: Por que a lata da Brahma é branca? A campanha criada pela Agência Africa incitava os consumidores a refletirem sobre qual seria esse motivo, já que tal embalagem não continha a cor tradicional da marca, o vermelho, presença marcante em seus outros produtos. Foram criados comerciais de televisão e virais espalhados pela web, em que um homem indagava as pessoas sobre o fato da lata ser branca. Pode-se ver nos comerciais um tom muito irreverente na forma de comunicação com o público, principalmente através do comercial “Perguntas”. Também nas mídias sociais da empresa, Twitter – @BrahmaCerveja e no Facebook, a marca fazia os questionamentos sobre a lata branca.
Após cerca de duas semanas de “mistério”, a Brahma apresentou no dia 24 de julho sua nova lata na cor vermelha, uma estratégia inovadora e inusitada que rendeu grande repercussão na mídia. Provavelmente, o teaser surgiu pelo fato da marca não desejar criar uma mudança grande de uma maneira muito brusca. Assim, a Brahma encontrou uma solução criativa para, após o lançamento oficial, afirmar de forma efetiva que o vermelho é sua identidade, associando a cor ao produto.
Sabe-se que não é de hoje que a Nº1 (slogan adotado pela Brahma em 1991) possui grandes campanhas. Ela é tradicionalmente considerada uma empresa que possui uma comunicação ousada e criativa, com ações incríveis de marketing. Vale a pena relembrar alguns exemplos:
– Em 2001, a Brahma apresentou uma de suas campanhas mais brilhantes e que foi um verdadeiro sucesso, com altíssima aceitação do público e que até hoje é lembrada por muitas pessoas: os comerciais com a Tartaruga da Brahma e os siris. Na época da Copa do Mundo de 2002 o país torcia pela seleção e se deparava com a ótima campanha da cerveja, “refrescando até o pensamento” de seus consumidores.
– Na comemoração de seus 120 anos em 2008, a empresa realizou um alto investimento de capital para criar uma campanha que, dentre outras ações, continha um filme em que se formava uma “garrafa humana” dentro de um campo de futebol.
– Aconteceu também a polêmica campanha de 2004 com o cantor Zeca Pagodinho, então garoto propaganda da Nova Schin, que cantava um samba declarando todo seu amor e fidelidade à cerveja Brahma, afirmando que a passagem pela concorrente foi apenas uma “paixão súbita”.
Percebe-se assim a importância que a Brahma confere ao setor de comunicação, ramo em que a marca sempre investe para, cada vez mais, satisfazer e se aproximar do consumidor. A empresa é um ótimo exemplo de como é possível formular ações de comunicação e atingir grande êxito através destas, deixando claro que, com um bom planejamento e um plano de ação de qualidade, os objetivos podem sim ser atingidos, e dessa forma garantir um bom retorno. Resta agora aguardarmos para saber se a mais nova campanha também vai cair no gosto dos “Brahmeiros” e do público em geral.

Felippe Ferro
Diretoria de Comunicação
Anúncios

3 respostas em “Por que a lata da Brahma é branca? Sei lá!

  1. Sinceramente a campanha da nova lata não me pareceu muito boa. Porém, a Brahma realmente é um ótimo exemplo de sucesso em campanhas publicitárias. Bom texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s