No balanço da Intercom Nacional


Depois de muitas horas de viagem de Bauru a Caxias do Sul-RS, parte da equipe da RPjr chegou para as atividades dos quatro dias de programação do Congresso Intercom Nacional 2010, que tiveram início no dia 3 de setembro.
Durante esses dias, pudemos acompanhar várias mesas-redondas, grupos de pesquisa, oficinas e palestras dos mais diversos temas da área de comunicação; e também conhecer ícones de Relações Públicas, que até então só eram acompanhados nos livros de teoria. Aliás, acreditamos que este é o melhor aspecto de eventos nacionais importantes: estreitar contatos, trocando ideias e experiências com profissionais que eram “fictícios”, reduzidos às linhas teóricas apontadas em suas respectivas publicações.
Ademais, não podemos deixar de parabenizar o grupo formado por alunos do 3º ano de Relações Públicas que teve seu trabalho premiado na categoria “RP: Assessoria para o 3º Setor” na Expocom deste ano, com o projeto “Revitalização”; e também à aluna Carolina Chica, de jornalismo, que também ganhou um prêmio na categoria “Produção Editorial: Portal”, com o projeto “Toque de Ciência”. O projeto “Meeting 2009: um encontro com o futuro” da RPjr, vencedor da Expocom Sudeste e finalista da edição nacional, não foi premiado nesta última; mas já foi uma grande conquista para a empresa ter a chance de concorrer nesta primeira vez que participou com apresentações no evento. O nome “Unesp” estava lá na final, e isso por si só já é um grande reconhecimento para a universidade em nível nacional.
Gostaríamos de parabenizar,
também, o Departamento de Comunicação Social da Unesp Bauru, que ganhou o prêmio Luiz Beltrão – um dos mais importantes da comunicação brasileira -, na subdivisão “Instituições”, categoria “Grupo Inovador”. O Professor Roberto Deganutti, diretor da FAAC – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – estava lá para receber o prêmio na noite do dia 5, assim como a RPjr e alguns alunos de Comunicação Social que prestigiaram a entrega.
Enfim, foram dias de bastante aprendizado, troca de experiências, ansiedade e confraternização entre os participantes. O evento acrescentou muito, e com certeza voltamos da viagem mais completos, curiosos e orgulhosos de cursar Relações Públicas. Nas próximas semanas, parte dos posts do blog será baseado em assuntos tratados nesses dias de Intercom, para que possamos dividir o que ouvimos no Congresso com nossos leitores. Esperamos que gostem.

Por fim, o que fica de mais expressivo do sul é a cultura exposta aos visitantes, hospitalidade exemplo e orgulho de seu estado. É impressionante o cuidado que esse povo tem em conservar tradições e exaltá-las para que todos possam conhecê-las. E ano que vem, a edição regional será realizada em São Paulo/SP. Uma oportunidade a mais para os alunos da Unesp inscreverem seus projetos e pesquisas para concorrer ao prêmio; e levarem os trabalhos para o Intercom Nacional 2011, que será sediado na cidade de Recife/PE. Preparem-se!

Raisa Kamaura
Diretoria de Comunicação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s