Comunicação entre culturas

Durante o Congresso Nacional da Intercom em Caxias do Sul, houve um mini curso ministrado pela professora Polianne Merie Espindola da PUC-RS sobre “comunicação entre diferentes culturas” e a discussão foi bem interessante, pois foram abordados diferentes pontos desse aspecto da comunicação.
Com os avanços das novas tecnologias, a interação entre as pessoas de diferentes culturas se tornou mais fácil e rápida. Assim, podemos ter contato a qualquer hora com pessoas de países e culturas distantes, o que antes levaria anos, e com isso as diferenças e barreiras culturais começaram a aparecer mais nitidamente e a discussão do gerenciamento dessas relações veio à tona.
Pensando nisso, observamos que é necessário ficar mais atentos aos nossos estereótipos e para não cometermos nenhuma “gafe” ou indelicadeza com pessoas de outras culturas. No nosso país encontramos culturas, costumes e os vocabulários muito diferentes nas várias partes. Cada região possui particularidades que devem ser observadas.
No Brasil encontramos diferenças muito grandes entre as culturas, apesar de estarmos todos no mesmo país. No Sul, por exemplo, a cultura da descendência alemã e italiana é muito forte e existem muitos movimentos para mantê-la e preservá-la, usando inclusive dialetos das línguas originárias dos imigrantes. Com isso, uma pessoa que chegue nessas regiões despreparada se surpreenderá com esses costumes e, apesar de sermos todos brasileiros, essas diferenças fazem com que tenhamos algumas dificuldades de entendimento.
Para que a comunicação aconteça de forma realmente eficiente, precisamos procurar estudar a cultura do outro e respeitar suas diferenças. É nesse contexto que o profissional de Relações Públicas se torna um agente importante para gerenciar esse relacionamento, garantindo que ele aconteça de forma eficaz. Hoje já existem muitos estudos que buscam entender as diversas culturas do mundo e buscam entender qual seria o melhor meio de relação.

Catarina Rangel

6º termo de RP / Ex-diretora de Comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s