A nova cara do Twitter

O Twitter apresentou no último dia 14 sua nova interface, repleta de novidades e de itens práticos e simplificados. Essa é a maior mudança no gênero supracitado desde a criação da rede social, em 2006 (o vídeo do lançamento mundial pode ser visto através do link http://www.youtube.com/watch?v=rIpD7hfffQo).
O microblog conta com mais de 145 milhões de usuários no mundo, cerca de 370 mil novos usuários por dia e um índice de crescimento de aproximadamente 250% de perfis criados somente durante o ano de 2010. Com tudo isso, o Twitter sentiu a necessidade da mudança devido principalmente à quantidade de troca de links entre os usuários da rede, que atinge a marca de 90 milhões de tweets por dia, sendo que 25% destas postagens possuem os links.
Para Evan Williams, Chefe-executivo do Twitter, “As mudanças vão tornar a experiência mais rica e rápida”, já que agora o usuário terá como acessar o conteúdo que desejar sem abrir outra aba na internet. Haverá um grande espaço, à direita do site, onde aparecerão os links ampliados possibilitando a visualização na própria timeline do Twitter.
Além disso, há também outras mudanças como as transformações na página dos perfis dos usuários – agora com maior espaço para biografia e foto – bem como o aperfeiçoamento daquilo que já existia como: Trending Topics, favoritos, sugestões de perfis para seguir, etc. Além da melhoria no que toca à velocidade de navegação, devido à instalação de um novo sistema na página inicial.
Para realizar essa grande mudança, o Twitter fechou uma parceria com 16 empresas como YouTube, Flickr, UStream, dentre outras.
Informações adicionais: há um brasileiro envolvido na criação dessa nova interface. O designer Vitor Lourenço (@vl), de 23 anos, esteve na equipe responsável pelo trabalho.
Em entrevista concedida ao portal online da Editora Abril Vitor afirmou a satisfação em fazer parte da equipe composta de 15 membros que redesenvolveram a interface do Twitter, com o objetivo de tornar mais fácil, rápida e rica a experiência do usuário. Disse também sobre a importância de um veículo de comunicação como esse, que nos passa informações em tempo real e que pode introduzir um novo comportamento humano em nossa rotina, e que o lançamento do Twitter em português deve acontecer em torno de alguns meses. Vitor também contou em seu perfil na rede social que daqui cerca de uma semana todos poderão ter acesso ao novo Twitter.
É indiscutível como as mídias sociais são uma realidade consolidada e estão hoje inseridas na vida dos estudantes e profissionais de comunicação, bem como de muitas pessoas que fazem uso do meio web.
Portanto, torna-se fundamental, principalmente para quem lida com esse tipo de ferramenta, estar por dentro das novidades e compreender integralmente o funcionamento dessas redes sociais para gerar conteúdo de qualidade e garantir um bom fluxo de informações.

Siga a RPjr no Twitter – @RPjr_

Felippe Ferro

Diretoria de Comunicação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s