Organizações ou Instituições?

No dia-a-dia usamos as palavras organização e instituição como sinônimos para identificar agrupamentos sociais dos mais diferentes tipos. Porém será correto empregá-las com o mesmo significado?
Para alguns estudiosos, organização é um simples instrumento técnico-racional, utilizado para direcionar a energia humana na busca de objetivos específicos, cuja sobrevivência depende exclusivamente da sua capacidade de atingir os resultados e se adaptar às mudanças ambientais. A instituição, por sua vez, é um sistema vivo, produto de necessidades e pressões sociais, valorizada pelos seus membros e pelo ambiente, portadora de identidade própria, preocupada não apenas com lucros ou resultados, mas com a sua sobrevivência e perenidade e guiada por um claro sentido de missão. As pessoas constroem suas vidas em torno das instituições se identificam com elas e se tornam dependentes delas.
Uma organização possui três características básicas: 1) ter a função de produzir bens, prestar serviços à sociedade e atender necessidades de seus próprios participantes; 2) possuir uma estrutura formada por pessoas que se relacionam colaborando e dividindo o trabalho para transformar insumos em bens e serviços; 3) ser perene no tempo. Uma instituição, por outro lado, seria aquela que possui: 1) uma função, que é de atender a certa necessidade básica da sociedade; 2) uma estrutura, formada por pessoas que possuem um conjunto de crenças, valores, ideias e comportamentos comuns.
Podemos entender instituições como sistemas organizados de relações sociais que incorporam certos valores e procedimentos comuns e atendem a certas necessidades básicas da sociedade. As instituições se desenvolvem gradualmente na vida social de um povo. Quando certas atividades se tornam meios padronizados, rotinizados, esperados e aprovados para atingir metas importantes, este comportamento foi institucionalizado.
Agora, diante dessa diferenciação entre os termos, é possível questionar se uma organização, ao longo do tempo, pode assumir características de instituição. Em outras palavras, é possível institucionalizar as organizações?
Como instituição, a organização é uma consolidação de funções e papéis sociais em torno das necessidades básicas da sociedade, ou seja, é sim possível uma organização se tornar uma instituição. É através da missão, dos propósitos e dos princípios que temos uma visão clara das finalidades pelas quais a empresa foi criada e é mantida, a razão de ser da empresa, seus objetivos particulares, métodos e papel dentro da comunidade. Para tanto a organização deve levar em conta a quem ela repassa seus produtos ou para quem presta seus serviços. Não basta uma organização assumir seu caráter institucional sem que haja coerência entre seu discurso e sua prática do dia-a-dia.
Hoje as organizações estão bastante preocupadas com sua dimensão social. Elas tentam demonstrar que não são apenas unidades econômicas, mas também unidades sociais. Engajam-se e investem em projetos sociais. Seria esse um caminho para atitudes muito mais institucionais? Trata-se de um assunto importante que será levado em consideração quando as Relações Públicas trabalharem no contexto do planejamento da comunicação organizacional.

Adaptado de Margarida Kunsch
Camila Ribeiro
Diretoria de Comunicação
Anúncios

3 respostas em “Organizações ou Instituições?

  1. Realmente essa diferenciação é muito importante, principalmente para o trabalho de um comunicólogo. Por mais que pareça visível, e até mesmo óbvia, a diferença no trabalho em uma instituiçao e uma organização, como uma empresa, deve ser levada em consideração sim. É impossível desenvolver um bom serviço sem conhecer o tipo de situação, o trabalho eficiente e eficaz depende de um diagnóstico bem realizado e fundamentado. Parabéns pelo blog e pelo post.

  2. Instituição foca sua comunicação voltada para a Reputação (por isso o termo "relações institucionais"), já a organização trabalha com Imagem, efeito imediato na comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s