Comunicação e poder: a representação da ideologia na cultura de mídia voltada ao público jovem

No minicurso de Comunicação e Poder que ocorreu no dia 02 de setembro no Congresso nacional da Intercom em Caxias do Sul, foram abordados os recursos utilizados pela comunicação para a criação de uma ideologia para as massas, em específico o público jovem. Inicialmente, o conceito de ideologia foi abordado pelos professores da Unipampa Marcelo Rocha e Juliana Salbego que, através de Thompson, definiram como “conjunto de ideias que são tratadas erroneamente como autônomas e que falseiam a realidade sócio-histórica”. Segundo os professores, o principal modo de se encontrar a ideologia nas mensagens é a semiótica. Foram apresentados os cinco modos operacionais da ideologia:

· Legitimação: Busca legitimar as relações de poder alegando que deste modo está se criando algo bom para toda sociedade.

· Dissimulação: Nela, as relações de poder buscam a efetivação por meio do ocultamento da atenção das pessoas. Suas estratégias são baseadas no deslocamento, porque as formas simbólicas são usadas para se referirem a um objeto ou pessoa com base numa linguagem simbólica e na eufemização, que valoriza de forma positiva as relações sociais e as instituições ao mudar o sentido das ações.

· Unificação: A este correspondem as seguintes estratégias: a padronização, na qual as formas simbólicas são adaptadas a um referencial padrão aceitável; e a simbolização da unidade, que consta em construir símbolos de unidade, de identidade e de identificação coletiva para se difundirem num ou em vários grupos.

· Fragmentação: As relações de poder separam os indivíduos que possam vir a representar ameaça aos grupos dominantes. Usa como estratégias a diferenciação e o expurgo do outro. Na diferenciação, as formas simbólicas se fundamentam nas diferenças entre as pessoas e grupos e se apóiam nas características que os desunem. No expurgo do outro, é construída uma imagem de inimigo interno ou externo, que serve de caráter ameaçador para o qual os indivíduos são chamados a resistir ou a expurgarem coletivamente.

· Reificação: Trabalha com a idéia de coisificação do ser humano, no qual este passa a ser visto como uma marca privada de individualidades e qualidades pessoais.

Para aplicação do que foi estudado, foi passado um texto que mostrou como o falseamento das idéias pode ser conduzido através da linguagem. Algumas expressões mais elaboradas conseguem o poder de “maquiar” a realidade com a finalidade de dificultar a interpretação e o pensamento das massas. Para falar sobre a linguagem foi abordado o seu caráter histórico de uso, os fatores que geram o signo linguístico (mais especificamente, a questão de imaginário e estereótipo) e a questão do contexto em que esta é inserida.

Na 2ª parte do minicurso, estudamos o conceito de cultura no contexto da pós-modernidade defendida por Lipovetsky, que a define como não existente, alegando que o que ocorre na verdade é a hipermodernidade, na qual há uma exacerbação do individualismo, do consumismo e de uma ética hedonista.

A fim de se enxergar como os conceitos trabalhados são parte da nossa rotina, foram analisadas duas peças: um episódio da série Beavis and Butthead e o filme Logorama. A série nos mostra como as ideologias influenciam a cultura jovem norte-americana e como estas são expostas pelos grandes canais de televisão, no caso a MTV estadunidense. O filme Logorama mostra como as marcas encontram-se presente em nossas vidas e cultura, retratando as logomarcas através de uma “reificação às avessas”, uma vez que as marcas são personificadas.

Participar do Congresso Nacional da Intercom foi uma experiência única, a sensação de conhecer os estudantes de comunicação do país inteiro e seus trabalhos foi muito gratificante. O que posso dizer é que foi um evento no qual havia programação a todo o momento, sempre com muitas coisas interessantes acontecendo simultaneamente. A oportunidade de conhecer outra cultura, no caso a gaúcha, também serviu de motivação para apresentar trabalhos (especificamente nesta área) no próximo ano, em Recife.

Renato Vieira Belinelli
Diretoria Administrativa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s