O posicionamento estratégico e o uso das Redes e Mídias Sociais

Sempre ouvimos falar muito sobre as Redes Sociais e o impacto que elas alcançam, seja em nosso dia a dia como estudantes e/ou profissionais de comunicação, nas publicações e notícias dos veículos de comunicação, em nosso próprio cotidiano, entre outros. O que se pode afirmar é que devemos saber lidar com elas da melhor forma e procurar alternativas que visam agregar valor, viabilizando formas de se destacar neste meio, principalmente em uma perspectiva empresarial, por se tratar de um canal direto com o público e as relações mantidas com ele, objeto maior da atividade de Relações Públicas.

A partir da evolução das tecnologias de comunicação interativa, pudemos notar que as Redes Sociais também se aprimoraram e se expandiram. Por meio delas, atualmente é possível uma ligação permanente entre perfis de usuários, conectados a partir de interesses específicos, como relacionamentos, amizade, entre outros. Vale ressaltar a diferença do conceito abordado de Redes Sociais e de Mídias Sociais: as Mídias tratam do conteúdo online gerado com alto grau de acessibilidade pelo público; já as Redes prezam por interesses em comum, não sendo especificamente algo digitalizado.
Com a explosão de informação gerada a cada dia, é preciso haver um cuidado com o conteúdo que será publicado, bem como levar em conta alguns aspectos fundamentais para uma utilização adequada, trazendo benefícios para o emissor e que seja um diferencial.
Martha Gabriel, em uma exposição sobre Redes Sociais, apresenta determinados pontos-chave e dicas muito interessantes sobre estratégias de marketing e de relacionamentos:
– Crie conteúdo interessante, verdadeiro e que seja atualizado com regularidade;
– Aplicar o conteúdo em ferramentas facilmente acessáveis por outros sites, facilitando a difusão do conhecimento;
– Seja um recurso para as pessoas, fornecendo informação útil e adequada ao seu público-alvo, sabendo a forma exata de atingi-lo;
– Recompense de alguma forma usuários úteis e valiosos;
– Participe das discussões que são geradas, difundindo seus pensamentos e opiniões;
– Esbanje da criatividade e não tenha medo de utilizá-la para criar coisas diferentes e inovadoras;
– Desenvolva uma estratégia de utilização de mídias e redes, escolhendo as melhores táticas e ferramentas para aplicação do que se pretende mostrar.

São apresentadas boas ideias, como o fato de que estas e outras estratégias de tecnologia são também muito fortes no que tange ao aspecto de marketing de relacionamento. É preciso um conhecimento de que tratamos com pessoas e processos de gestão do relacionamento. Outro ponto é o de que “você é o que você compartilha”: que histórias você tem para contar e a quem elas interessam? Essas são características primordiais que servem de base e que não podem ser desconsideradas.
Por fim, verificamos que cada vez mais o RP está apto para atuar no mercado das Redes e Mídias Sociais. E este último está em expansão para o profissional em seus aspectos gerais. Segundo Francisco Carvalho – Presidente da Burson-Marsteller no Brasil, “Diálogo, na verdade, é a palavra-chave que marca essa nova era revolucionária da comunicação. Diálogo nas Mídias Sociais, diálogo com funcionários e com autoridades. Enfim, diálogo com os principais stakeholders como princípio de sustentabilidade empresarial. E ninguém melhor do que o profissional de Relações Públicas para criar esse diálogo entre a empresa e a sociedade. Afinal, faz parte de nossa genética profissional saber comunicar e ouvir, saber gerenciar expectativas, demonstrar a função social e atuação responsável das organizações, buscar e antecipar as mudanças na sociedade” (entrevista concedida ao blog http://relacoes.wordpress.com/).
*Baseado no arquivo Redes Sociais: Estratégias e Mensuração, de Martha Gabriel. Disponível em http://www.slideshare.net/marthagabriel/redes-sociais-estrategias-e-mensurao-por-martha-gabriel

Felippe Ferro
Diretoria de Comunicação

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