INOVAÇÃO

Aconteceu nos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro a XIV edição do ENEJUNESP (Encontro das Empresas Juniores da Unesp). Dentre os temas abordados nas palestras, grupos de discussão e apresentação de cases, um dos que me chamou atenção foi “inovação”. O palestrante Caspar Van Rijnbach trouxe para os mais de 250 estudantes presentes no evento a importância da gestão estratégica da inovação para o sucesso de uma empresa, seja ela júnior ou não.

O palestrante, sócio da TerraForum que atua em inovação, gestão de conhecimento e estratégia, deu ênfase em seu discurso no fato que todos nós precisamos ser criativos nos dias de hoje, tanto como pessoas quanto como empresas. Caspar levantou algumas perguntas como: Mas realmente faz diferença ser criativo? Precisamos de fato gerar idéias inéditas? E para respondê-las se utilizou de um exemplo clássico: o i-pod! A pergunta era: o i-pod, da Apple, realmente foi uma grande Inovação? De onde vieram as idéias criativas dele? O que fez este produto da Apple ser um sucesso tão grande? E por que a Apple é vista como uma empresa tão inovadora?

A resposta de acordo com ele é simples. O que a Apple fez foi combinar todas as idéias e invenções de outros, incorporando-as ao modelo de negócios do i-pod. Juntas, as invenções funcionaram melhor do que as partes separadas.

Casper acredita que grandes artistas roubam ideias e usam-nas para sua vantagem competitiva. Todos nós sabemos o quanto é difícil gerar novas tecnologias, design ou modelos de negócios. Se você pensa em algo aparentemente inédito, é muito provável que já tenha sido pensado por outra pessoa, basta checar na internet. Inovação significa fazer idéias florescerem, implementando-as e, mais importante ainda, extraindo valor delas. Sabendo que hoje em dia você consegue acessar a mente de milhões de pessoas no planeta, poderia ser interessante utilizar algumas destas idéias em vez de tentar inventar a roda novamente. Casper não quis dizer que não acha importante ser criativo. Mas diz que em vez de ser o inventor do ano, procure algumas idéias lá fora, transforme-as e gere valor!

Camila Ribeiro
Diretoria de Comunicação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s