Comunicação Colaborativa

Na esfera organizacional há uma espaço cada vez menor para decisões centralizadas, o que pode ocasionar por diversas vezes interações através de ferramentas digitais, a nova sociedade passa então a englobar um número de indivíduos cada vez mais conectados e com opiniões cada vez mais antagônicas.

É de suma importância que os comunicadores atuem eficientemente na hora de realizar este canal que leva a informação ao receptor, já que este intercâmbio é afetado de acordo com a perspectiva da atual geração virtual. Surge neste ponto o fator Comunicação Colaborativa, muito utilizada pelas empresas para lidar com os públicos estratégicos. Através das ferramentas colaborativas – mídias sociais – ocorre o compartilhamento de processos, campanhas institucionais, políticas de motivação, além da possibilidade de fomentação das discussões sobre produtos e resultados, integrando o consumidor ao desenvolvimento organizacional.

Uma grande preocupação das empresas se refere à imagem institucional, pois a crise corporativa é uma questão cada vez mais presente no cotidiano das instituições. Depois da “geração.com” e a proliferação das mídias sociais para aumentar o impacto dos negócios na era digital, vemos inúmeros cases de fracasso. A internet amplifica a dimensão humana, porém se tratando de ferramentas colaborativas e crise institucional a questão nunca deve ser levada como simples multiplicação de distância, mas também como fator fundamental do processo de maximização da mesma, tendo em vista que estas passaram a funcionar como o Ombudsman 2.0.

Deste modo, surge o termo RP 2.0 que será o fator chave na gestão de crises, que utilizará os recursos tecnológicos disponibilizados pela internet para influenciar positivamente os públicos de interesse das organizações, buscando construir reputação, otimizando a percepção de uma imagem positiva, informando e persuadindo os stakeholders, tudo isso proporcionado por intermédio de uma flexibilidade de comunicação aberta e dialógica de relacionamentos mais próximos entre as instituições e seus públicos.

Jéssica Fleckner
Diretoria de Comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s