Engagement marketing – A nova tendência

A teoria do engagement é uma nova tendência da publicidade e da comunicação em geral, esse novo modo de interação com o consumidor tenta aumentar a relação marca consumidor para que não fique somente baseada na compra, pois hoje, com as inovações tecnológicas, o cliente pode manifestar sua opinião e sugerir melhorias. Percebendo essa mudança e entendendo que ela é inevitável, as empresas têm procurado cada vez mais envolver o consumidor em suas ações.

Alan Moore em entrevista ao site Meios & Publicidade revela: “Num mundo onde os consumidores estão conectados online, a partilhar informações e a discutir as marcas, quer se goste quer não, as marcas não têm outra opção a não ser encontrar caminhos mais relevantes para entrarem em contacto com os seus clientes. A ideia de que os produtores apenas produzem e os consumidores apenas consomem é considerada ultrapassada pelos especialistas e teóricos da gestão.

A publicidade tradicional tem-se revelado menos eficaz e mais dispendiosa. O engagement marketing é um conceito muito amplo.[…] É a ideia de que os seres humanos são sociais e têm uma necessidade inata de comunicar e interagir. Por esta razão, deve permitir que os fluxos de informação e comunicação tenham dois sentidos. Estou convencido de que as pessoas aderem aquilo que criam.”

Com esse novo conceito, o marketing pretende promover uma mudança de comportamento, procurando envolver o consumidor sem “ficar martelando” a marca, uma vez que hoje os produtos são na sua maioria muito semelhantes em qualidade e utilização.

Alguns bons exemplos desse novo tipo de comunicação são as campanhas “Volta Ferrorama” da agência DM9DDB e da campanha da “Árvore de Bis” no Orkut da agência Ogilvy & Mather. A DM9DDB lançou um desafio para os fãs do brinquedo ferrorama, da Estrela, para que ele voltasse a ser lançado no Brasil. Os fãs teriam que fazer o trenzinho percorrer 20km e chegar até Santiago de Compostela na Espanha doando seus trilhos! E o Ferrorama chegou lá! Veja no site voltaferrorama.com.br as etapas da campanha.

Outro bom exemplo foi a campanha feita durante a febre do jogo Colheita Feliz no Orkut. Foi lançada a árvore de Bis, que fez parte do jogo por meio de uma semente azul distribuída aos usuários, que depois de germinar revelava ser uma árvore do chocolate Bis, o que gerou muita mídia espontânea através de comentários que pipocaram nas páginas da web. http://midiamarketing.com/2010/04/18/mini-bis-faz-acao-no-colheita-feliz/

Esses são apenas alguns exemplos das novas campanhas que têm seguido cada vez mais essa linha de produção aproximando cada vez mais o consumidor da marca.

Catarina Rangel
3º ano de Relações Públicas – Unesp Bauru
Anúncios

Uma resposta em “Engagement marketing – A nova tendência

  1. A campanha publicitária "Volta Ferrorama" não foi um sucesso. Na verdade, ela foi um retumbante fracasso, mais precisamente um dos mais escandalosos casos de propaganda enganosa da História do Brasil, pois a Estrela prometeu que "relançaria" um produto, mas acabou colocando outro completamente diferente no mercado, com o agravante de ter qualidade muito mais baixa em comparação com aquele que foi prometido. Se você quiser saber mais sobre isso, leia as reportagens e os comentários publicados nos blogs a seguir: http://the-rioblog.blogspot.com/2010/10/novo-ferrorama-estrela-como-uma-ideia.html http://blog.jaldomir.com.br/opiniao/310-ferrorama-estrela-enganou-os-fas http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2010/09/22/a-volta-do-ferrorama-decepcionou-os-fas/ Além dos blogs acima, leia também os protestos postados no espaço para comentários dos seguintes vídeos disponíveis no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=nExEoXSXE18 http://www.youtube.com/watch?v=RW8q3vkWoR0 .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s