As Relações Públicas no âmbito esportivo

No dia 22 de novembro, a RPjr esteve presente no VIII Encontro de Relações Públicas da ECA (Escola de Comunicação e Artes) da USP (Universidade de São Paulo), juntamente com alunos de RP da Unesp e da USC (Universidade do Sagrado Coração) de Bauru.

O evento, realizado pelos alunos do 2º termo de RP da USP e coordenado pelo Profº Drº Luiz Alberto de Farias, contou com grandes comunicólogos do país que atuam no segmento esportivo, tais como: Camilla Menezes (Assessora de Imprensa e Imagem de Mano Menezes – veja a foto abaixo), Bruno Bertozo (RP Consultor Esportivo), Leonardo André (Assessor de Imprensa do C.R. Flamengo), dentre outros profissionais conceituados (confira a lista completa no http://www.eca.usp.br/erp/palestrantes.html).

Apesar de não haver uma grande quantidade de material ou estudos sobre a atuação do RP no mercado esportivo, essa é uma atividade que vem ganhando cada vez mais notoriedade, importância e atraindo os olhares das associações, agremiações ou instituições envolvidas com o esporte. Além disso, o contexto é totalmente favorável e contribui com o crescimento da área: eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a serem realizados no Brasil nesta década, abrem suas portas para o profissional de comunicação e o RP atuarem estrategicamente e mostrarem sua real capacidade, aspectos que foram abordados nas exposições do encontro.

Um grande exemplo da importância do relações-públicas no cenário esportivo brasileiro recente é o de Gabriela Santoro de Castro, graduada em Comunicação Social e Relações Públicas pela PUC/MG, que é Coordenadora Geral do Ministério do Esporte para a candidatura e organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Além disso, a profissional já atuou como Coordenadora Geral da Secretaria Executiva de Assessoramento ao Comitê de Gestão dos XV Jogos Pan e Parapan-americanos Rio 2007 (SEPAN/ME), participou do Programa de Observadores dos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e do Debriefing dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Vancouver (2010).

Observa-se assim, que a atividade de Relações Públicas tem uma grande perspectiva de valorização e crescimento no ramo esportivo. Os grandes eventos que estão por vir abrirão cada vez mais o caminho para o RP em um setor que há pouco tempo não era muito comentado dentre as atividades desse profissional. Para quem simpatiza com tal assunto e pretende se lançar nesse mercado tem boas chances de marcar um gol de placa e correr para o abraço.

Felippe Ferro
Diretoria de Comunicação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s