As tags que fizeram sucesso no ano de 2010


Faltam poucos dias para acabar do ano de 2010. Pretendemos então fazer uma breve retrospectiva daquilo que, podemos dizer, esteve na “boca do povo” e foi usado em forma de hashtags, ou somente tags no Twitter. E quem um dia chegou a imaginar que essas tags seriam algumas das maiores propagadoras de ideias virais.

Pois então, podemos destacar algumas das campanhas que fizeram sucesso em formato de tags. Começamos com a campanha #sennavive, que teve como iniciativa comemorar os 50 anos de Ayrton Senna, se estivesse vivo. A cada mensagem postada no Twitter com a tag #sennavive eram doados dois reais para o Instituto Ayrton Senna. O empenho foi tanto que a campanha criou um site oficial (http://senna50.com.br/senna2010/r/senna2010/), que ainda está no ar, e disponibilizou um vídeo de divulgação no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=eXCSFc8tvc0&feature=relatedv=eXCSFc8tvc0&feature=related). O resultado pode ser conferido no site: foram mais de 160 mil mensagens.
Outra campanha de sucesso, que teve repercussão mundial, foi criada pela Cruz Vermelha em prol do Haiti. A cada mensagem de texto com a tag #Haiti, as pessoas doavam 10 dólares para os sobreviventes no país. Em apenas 36 horas de campanha, foram arrecadados quatro milhões de dólares.

Com o merecido destaque também temos a campanha promovida pela Pepsi. Nesta, a cada 250 mensagens postadas no Twitter com a tag #os_pepsi, uma criança ganhava uma operação dentária, o que ficou conhecido como “Operação Sorriso”. Foram mais de 450 crianças atendidas. Confira o site oficial aqui (http://www.pepsimundo.com/brasil/interaccion/sonrisa/).

Não podemos esquecer também de mencionar a repercussão imensa que as campanhas virais eleitorais tiveram. Por semanas e mais semanas, apareciam nos Trending Topics as tags de alguns dos candidatos à presidência do Brasil, como por exemplo: Dilma Rousseff (#dilma13), Marina Silva (#ondaverde ou #marina43) e José Serra (#serra45). Naquela época, o Twitter transformou-se em um verdadeiro campo de batalha dos eleitores. Cada qual usando a tag de seu candidato e “lutando” para que esse tivesse seu nome mencionado o maior número de vezes.
Enfim, foram inúmeras as campanhas veiculadas por meio dessas “palavras-chave” e os resultados alcançados foram incríveis. Resultados obtidos em prol de ações sociais ou até mesmo geradores de intermináveis discussões. Mas e você, já participou de alguma campanha assim?
Raissa Viegas
Diretoria de Comunicação
Anúncios

Uma resposta em “As tags que fizeram sucesso no ano de 2010

  1. As campanhas virais mostraram a força do twitter na hora de mobilizar multidões. as eleições estão aí como exemplo vivo do poder de influência dos 140 caracteres, #ondaverde surpreendeu nas urnas com um movimento iniciado entre eleitores que tentavam angariar mais e mais votos. Nem mesmo os institutos de pesquisas estavam preparados para tal repercussão e decepcionaram nos numeros que apresentaram. A era da informação é tb a era da comunicação globalizada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s