São Paulo investindo no turismo!


São Paulo é hoje o maior pólo de negócios do Brasil e a cidade que mais realiza eventos internacionais nas Américas. Recebe cerca de 10 milhões de visitantes por ano, sendo aproximadamente 2,7 milhões de estrangeiros, o que faz da cidade um dos principais destinos turísticos do país. Centro de lazer, cultura e conhecimento da América Latina, é também referência em diversos setores. No turismo, atividade que vem se destacando a cada ano na cidade, não poderia ser diferente.
De acordo com o site da São Paulo Turismo (SPTuris – http://www.spturis.com/v6/index.php) atualmente o receptivo de turismo em São Paulo apresenta algumas deficiências, principalmente nos segmentos de agências de turismo receptivo, taxistas e guias. Esses setores exercem função estratégica, pois como têm muito contato com o visitante, podem ser considerados o “cartão de visitas”, influenciando positiva ou negativamente a experiência na cidade.
É por isso que a Ministério do Turismo, a Prefeitura de São Paulo e a São Paulo Turismo promovem o CAPACIDADE – Programa de Capacitação Turística da Cidade de São Paulo. O Programa possui cinco cursos de capacitação turística para taxistas, guias turísticos, agentes de turismo receptivo e guardas civis metropolitanos. Os cursos visam dar suporte à rede turística da cidade de São Paulo a fim de estruturá-la ainda mais para receber a quantidade crescente de turistas que procuram a maior capital do hemisfério sul.
Mas não seria válido todo esse programa se não houvesse também uma divulgação de todo o potencial turístico que São Paulo oferece. Por isso a SPTuris realizou uma campanha publicitária veiculada em todo o país em novembro de 2010. O vídeo fez parte do grande plano de promoção que a SPTuris montou para o ano passado, que engloba ainda outras campanhas, veiculadas no primeiro semestre do ano, além de divulgação internacional, por meio de participação em feiras e eventos de turismo na Europa, América Latina e Estados Unidos. A ideia é chamar as pessoas para visitar a capital paulista, exaltar sua diversidade e mostrar a metrópole como destino de cultura, lazer e entretenimento.

O vídeo veiculado em novembro trouxe o slogan “Vem pra São Paulo, vem se divertir. Vem pra São Paulo, o Brasil tá todo aqui” e utilizou depoimentos de nomes consagrados da TV e do teatro, como o diretor Antunes Filho e os atores Rodrigo Lombardi, Maitê Proença, Regina Duarte, Odilon Wagner e Fábio Assunção, que gravaram no interior do Teatro Municipal.

A campanha – cujo público-alvo é formado, principalmente, pelos turistas nacionais acima de 18 anos, de ambos os sexos, principalmente das classes A e B – foi desenvolvida pela agência Propeg com a produtora Ioiô.

http://www.youtube.com/get_player

Outro vídeo publicitário dessa grande campanha também está sendo divulgada nas televisões brasileiras, por todos os canais da TV aberta e alguns da TV por assinatura, com prioridade para os maiores mercados emissores de turistas para São Paulo. Também atinge Europa, Estados Unidos e América Latina por meio da CNN Internacional e Eurosport, entre outros.
Desta vez a SPTuris procurou a Lew’Lara\TBWA para criar o curta que teve como produtor executivo Fernando Meirelles.

O filme tem versões de um minuto, 30 segundos e um minuto e meio e mostra a história de um personagem – idealizado pelo grafiteiro Alex Hornest – desenhado em uma parede do bairro de Higienóplois que se encanta por uma bela – e real – moça paulistana. De repente, esse grafite ganha vida e começa a procurar a moça pela metrópole. Nesse percurso, ela passa por vários ícones da cidade, como o Masp, a Estação da Luz e o Mercado Municipal. A protagonista ainda degusta o prato criado pelo chef Alex Atalla, admira a poltrona dos irmãos Campana e dança ao som do DJ Marky.

Além dos vídeos, a SPturis também possui diversas peças impressas que completam a campanha. Vale a pena conferir a campanha inteira em http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/impressos. E se você quer saber da programação cultural de São Paulo siga o twitter da SPTuris @TurismoSaoPaulo e aproveite as dicas de entretenimento.

Camila Ribeiro
Diretoria de Comunicação
Anúncios

2 respostas em “São Paulo investindo no turismo!

  1. Adorei o post! Além de utilizarem a publicidade, os órgãos responsáveis por fomentar o turismo em São Paulo também estão investindo mais em infraestrutura, como você falou. Um desses investimentos que mais fazem diferença no cotidiano é a ampliação das linhas de metrô e o aumento da frota de trens nesse transporte, que é considerado referência no mundo todo em limpeza, manutenção e tecnologia.Além disso, em todos os transportes coletivos da cidade são utilizadas abordagens que incentivam a organização, o respeito ao próximo e a cordialidade. Não é a toa que São Paulo hoje é a quarta cidade mais cortês do mundo, estando atrás somente de Nova York, Zurique e Toronto. Como o presidente da SPTuris diz, “Este resultado prova que São Paulo é uma cidade que sabe receber bem, afinal aqui convivem pessoas de mais de 70 nacionalidades, de todas as tribos e costumes”. Parabéns pelo trabalho, pessoal, os posts do blog realmente estão muito bons!Um abraço a todos!Isa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s