Marketing de guerrilha: inovação e criatividade para o consumidor

O conceito e o termo Marketing de Guerrilha, apresentados no livro “Guerrilla Marketing” de 1982, são descritos pelo autor da obra, Jay Conrad Levinson, como a utilização de estratégias de marketing alternativas e não convencionais com orçamento reduzido, em que o espírito empreendedor, a criatividade e a inovação são aspectos fundamentais para a criação de um case de sucesso.

As ações do Marketing de Guerrilha conquistam um considerável espaço na mídia e superam os baixos investimentos financeiros que possuem, comparados ao custo com ações de publicidade convencionais, através da capacidade de gerar uma grande repercussão pelo chamado “boca a boca” e também pela maximização da divulgação no meio web, o que possibilita repercussão e conhecimento por parte do público.

No princípio, o Marketing de Guerrilha era utilizado por pequenas empresas, que visavam combater seus principais concorrentes e também como uma alternativa para se manter viva no mercado. Contudo, recentemente, em uma sociedade saturada de comunicação, grandes empresas começaram a fazer uso de tal prática em seu Mix de Marketing, visando conquistar seu público-alvo e atitude para a marca.

Não faltam exemplos de cases de sucesso, confira alguns:

– A agência N=5 fez para a Academia Fitness Firts uma ação visando atrair consumidores dispostos a reduzir seu peso através da prática de exercícios na academia. Em um ponto de ônibus, foi instalado um grande painel digital. Ao sentar no banco, que funcionava como uma balança, as pessoas ficavam surpresas, pois seu peso era revelado e exposto no painel.


– Em 2010, a ONG Agente Cidadão procurou sensibilizar a população para a Campanha do Agasalho. Aconteceram intervenções em viadutos, pontes e becos de grande circulação que eram ocupados por moradores de rua. Foram colados anúncios vivos com imagens de armários cheios de roupas em tamanho real, junto com o cartaz “lambe-lambe” da campanha nos pontos supracitados, como forma de evidenciar o contraste: moradores de rua e um armário repleto de roupas. A campanha foi realizada de forma online, contudo o registro da ação derivou a campanha impressa.

– Em Dezembro de 2010, a Agência Espalhe criou para a Halls duas grandes ações na cidade paulista de Borá (considerada a menor cidade do Brasil segundo o Censo 2010, com 805 habitantes). Foi realizado o primeiro sampling em 100% de uma cidade: todos os moradores experimentaram o novo produto da empresa, o Halls XS. Além disso, foi criada uma saga para os boraenses: ter 100% de seus usuários cadastrados na rede social Facebook. A Halls Brasil atualizava seu perfil na rede comentando a porcentagem de usuários da cidade que estavam cadastrados, ficando à frente proporcionalmente de países como o Qatar e Canadá, por exemplo. Em Janeiro, acontece a campanha Halls da Fama, em que serão premiados pequenos atos de heroísmo como abrir a tampa de um pote para a mãe e estacionar o carro em uma vaga apertada. Acompanhe as ações da empresa no http://www.facebook.com.br/HallsBrasil .


Concluímos sobre a necessidade de planejar e definir quais as melhores formas e meios para divulgar um produto, serviço ou marca, e da importância do planejamento estratégico e principalmente da criatividade para realizar ações de sucesso. O RP, como gestor da comunicação e um profissional preparado para atuar em vários segmentos, pode trabalhar tanto no planejamento, como na criação e aplicação de tais estratégias.


Felippe Ferro
Diretoria de Comunicação

2 respostas em “Marketing de guerrilha: inovação e criatividade para o consumidor

  1. Aprovo totalmente o Marketing de Guerrilha… Acho que para uma boa campanha publicitária alcançar o efeito desejado ela deve ser criativa, independente da proposta de conteúdo. Essa é a aposta para quem quer atingir a qualidade no quesito diferenciação.

  2. Muito bom! Mkt de guerrilha pode dar muito certo como muito errado! Vamos nós RPs ter cautela, estudar e mandar bala porque dão repercurssão esse tipo de ação!Vleeewww amigos de comunicação!

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