O Mundo das Empresas Juniores no Brasil!



O histórico do MEJ tem início na década de 60 na França e ao longo dos anos tem se desenvolvido e consolidado como umas das principais formas de aprendizado e contato com a prática profissional em todas as áreas.

No Brasil a primeira Empresa Júnior (EJ) fundada foi em São Paulo e com o passar dos anos a ideia foi se espalhando por diversas regiões, culminando na criação de diversas empresas juniores que, posteriormente, desenvolveram seus próprios órgãos representativos – as Federações.

O movimento se desenvolve cada dia mais e atualmente, depois de dezenove anos no país, o MEJ – Movimento das Empresas Juniores – cresceu, profissionalizou-se e amadureceu. Hoje, são mais de 22.000 universitários espalhados em cerca de 700 empresas juniores e realizando mais de 2.000 projetos por ano.

O MEJ no Brasil tomou a seguinte forma:




\

Para entender melhor este movimento vamos partir de dentro para fora do círculo.

A Empresa Júnior é o menor órgão deste sistema. É uma organização sem fins lucrativos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados.

Acima dela estão os núcleos, que tem o objetivo de unir e representar as Empresas Juniores perante a universidade e a sociedade, além de fortalecer o MEJ. Uma empresa júnior não está necessariamente associada a um núcleo, pois este órgão apenas é formado quando uma universidade possui uma grande quantidade de cursos e, consequentemente, muitas EJs. Um exemplo clássico é o NEJUnesp – Núcleo das Empresas Juniores da Unesp (http://www.nejunesp.com.br/).

Mais além, estão estruturadas as federações, estas foram criadas com propósito de representar as Empresas Juniores perante a sociedade e o governo, fomentar a troca de conhecimento e desenvolver Empresas Juniores e seus associados, universitários, em seus respectivos estados. As empresas juniores não precisam ser associadas a um núcleo primeiramente para serem associadas à federação de seu estado, essa conexão pode ser realizada diretamente (empresa júnior – federação). A FEJESP é a federação que hoje representa as empresas juniores do estado de São Paulo (www.fejesp.org.br), junto a ela existem no Brasil mais 12 federações – representando 11 estados e o Distrito Federal.

Essas 13 federações juntas formam a Brasil Júnior (www.brasiljunior.org.br), que tem como finalidade representar as empresas juniores em nível nacional e desenvolver o Movimento Empresa Júnior como agente de educação empresarial e gerador de novos negócios. É o órgão máximo regulador do MEJ no Brasil, atuando para garantir uma cultura de qualidade e de padrão estrutural mínimo às empresas juniores. A atuação ocorre pela definição conjunta de planos e diretrizes do Movimento, como o Conceito Nacional de Empresa Júnior. As ações são desenvolvidas por sua diretoria e, em cada estado, por sua federação local.

v\:* {behavior:url(#default#VML);} o\:* {behavior:url(#default#VML);} w\:* {behavior:url(#default#VML);} .shape {behavior:url(#default#VML);}



Camila Ribeiro

Diretoria de Comunicação

Anúncios

Uma resposta em “O Mundo das Empresas Juniores no Brasil!

  1. Prezada Camila,Meu nome é Marcos Vinicius sou graduando em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia, e gostaria de você um esclarecimento sobre o funcionamento das empresas jrs nas Universidades Federais.Como se dá esse funionamento dentro das universidade federais já que existe um decreto nº99509/90´que veda o funcionamento.Gostaria de uma orientação pois estamos tentando fundar uma empresa jr ,e estamos impossibilitados por conta deste decreto.Quaisquer informações pode me enviar uma resposta para meu gmail(mvinicius.barbosa7@gmail.com)Grato,Marcos ViniciusGraduando em Arquivologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s