Comunicação em forma de criatividade


A comunicação evoluiu e muito, assim como milhares de outras coisas, principalmente por conseqüência das novas tecnologias. A comunicação envolve uma área muito maior do que as páginas de uma revista, os 30 segundos de uma inserção na TV ou no rádio.
Comunicação é tudo aquilo que tem um ponto de ligação entre o emissor e o receptor.

E as estratégias de comunicação têm por objetivo comunicar de forma clara e compreensiva a proposta de valor da empresa, ou seja, “o que” a empresa, por meio de seus produtos e serviços, tem para oferecer ao seu público-alvo.

Vou citar um exemplo que ocorreu há um tempo, mas que é um fato muito interessante e criativo, mostrando não ser regra, estampar “logos” na Tv ou em revistas para comunicar aquilo que foi elaborado nos planos de marketing.

O exemplo é considerado um marketing de emboscada, que aconteceu durante a 34º festa de San Gennaro,no bairro da Mooca, São Paulo. Essa festa é sinônimo de comida farta e saborosa (marca registrada dos italianos). Entre dezenas de barracas servindo macarronada e vinho, dá

pra imaginar a confusão e tromba-tromba de 20 mil pessoascomendo em pé, andando de um lado para o outro.

Pensando nisso a agência Espalhe desenvolveu para Ariel, uma ação de emboscada. Várias pessoas circulando pela festa de San Gennaro com uma camiseta branca lambuzada de molho de tomate e com um escrito atrás “Manchou?”.

Além disso, foram distribuídos guardanapos para as barracas e restaurantes da festa com os dizeres: “As Lembranças da Festa de San Gennaro ficam. As manchas não. Ariel 5 estrelas remove até manchas secas.”

Esta ação na festa de San Gennaro pode ser um dos movimentos de aproximação com o cliente e fuga da mídia tradicional: enquanto os guardanapos estavam nas mãos das pessoas e as pessoas contratadas circulavam com as camisetas de Ariel, um banner do patrocinador Bradesco ficava exposto na parede.

Isso nos mostra que cada vez mais temos que nos preocupar sim em sermos realmente criativos desde a o planejamento da campanha para criar entretenimento e afinidade com o público-alvo.


Camila Ribeiro

Diretoria de Comunicação

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