Todo cuidado é pouco!

No fim da tarde da sexta-feira 11 deste mês, a advogada Daniely Argenton foi surpreendida com a visita de um oficial de justiça que portava um documento informando que a Renault do Brasil iniciara um processo contra ela por danos morais. O motivo de tal acusação era a seguinte: a consumidora havia reclamado em páginas da internet do mau funcionamento de seu Mégane 2.0, com problemas no motor desde que saiu da concessionária (o carro perdia aceleração em pleno movimento).

Daniely comprou o carro em 2007 e depois de quase quatro anos de conflito com a concessionária e diante da demora da resolução do caso, decidiu reclamar na internet através do site http://www.meucarrofalha.com.br/, de vídeos no YouTube e também pelo seu perfil no twitter.

A idéia de dar publicidade ao caso na internet surgiu depois que a advogada soube de outro caso ruidoso nas redes sociais, o do servidor público Oswaldo Boreli. Ele recebeu um orçamento de três mil reais de um serviço autorizado da Brastemp quando sua geladeira apresentou um problema. Como o valor do reparo era superior ao do próprio produto, entrou em contato com a empresa e aceitou uma proposta conciliatória: comprar uma geladeira nova a preço de custo. Entretanto os dias se passaram e nenhuma geladeira chegou. No caso de Boreli depois de muito reivindicar e divulgar seu problema nas redes sociais, seu caso foi resolvido e sua geladeira nova foi entregue, diferente de Daniely que acabou, além de tudo, processada.

Ressarcindo ou processando seus consumidores, ambas as empresas saíram desta experiência com suas imagens denegridas. E os principais culpados deste fato não são Daniely e Boreli, mas sim as próprias Renault e Brastemp que ao “deixarem de lado” dois de seus compradores, se esqueceram da facilidade e rapidez com que as informações correm na atualidade e de que hoje, um “simples” consumidor que se sinta prejudicado possui inúmeras ferramentas que lhe possibilita voltar toda a atenção para uma falha daquela empresa.

Camila Ribeiro

Diretoria de Comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s