Storytelling, transmídia e publicidade – tudo se interliga, mas você sabe o que é?


Inicialmente, para entender o que é storytelling é necessário saber o que significa “story” em inglês, que, diferente de “history”, refere-se a uma narrativa geralmente ligada à ficção.

O conceito de storytelling – que vem sendo cada vez mais difundido e ganhando espaço na mídia – é uma prática milenar, apesar de não nos darmos conta, efetuada pelos nossos mais remotos ancestrais, que se reuniam em torno de uma fogueira para realizar a arte de contar estórias. Não percebemos, devido a sua automaticidade, mas é muito mais fácil guardamos acontecimentos que se enquadram no esquema de uma estrutura narrativa. Mas o que isso tem a ver com transmídia, marcas e sua publicidade?! Oras, TUDO!

Para começar a desenvolver o assunto é necessário entender que a ação do storytelling começa muito antes da criação de uma peça, vai além, o storytelling está ligado à estória de uma marca ou de uma organização.

A nova tendência é uma diferenciação que as empresas vêm utilizando para trazer o público-alvo cada vez mais perto de si, é a necessidade cada vez maior de se criar vínculos emocionais com os públicos e uma maneira de realizar isso é contar a história deles. Existem diversos cases de sucesso sobre isso, como é o caso da Activia, que em suas propagandas coloca pessoas falando de como o iogurte melhorou a qualidade de vida delas.



O storytelling também pode ser utilizado no ambiente empresarial, ou seja, organizar os acontecimentos da empresa em forma de história. É uma estratégia que envolve os funcionários em torno da organização, os deixa a par de sua cultura – além de reforçá-la -, é uma maneira descontraída de fazer com que eles assimilem seus valores, princípios e sua história real (como e quando foi fundada, etc). Como foi o case da marca Johnnie Walker:




Além disso, é muito interessante aliar o storytelling à transmídia (comunicação 360° ou comunicação integrada), o que resulta na chamada Transmídia storytelling. Traduzindo: é um modo de contar histórias em diferentes mídias, partindo-se do ponto de que cada uma tem uma forma de abordagem, não se pode veicular o mesmo tipo de propaganda publicitária em todas as mídias, cada uma exige uma atenção diferente.

Na internet, por exemplo, a prática de transmídia storytelling pode ser muito mais eficaz, partindo-se da ideia de que o ambiente digital é bastante propício ao relacionamento da empresa/cliente. Um case que envolve o contexto digital é o da Natura, que no ano passado criou o Wiki-Histórias, uma comunidade virtual em que as pessoas podem contar suas estórias envolvendo a marca.

Storytelling, transmídia e publicidade são teias dos canais de comunicação muito usados na atualidade. É notável o quanto as organizações lucram com isso (e não conta-se aqui apenas o benefício financeiro). A atratividade proporcionada por peças com esses recursos, chama atenção do público ou da empresa, pelo seu caráter de identificação. Quem é que nunca se viu presente na estória contada por tal tipo de abordagem? – Esse é o tipo de contato que a demanda comunicacional necessita que as marcas gerem com seus públicos.



Jéssica Fleckner
Diretoria de Comunicação
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Uma resposta em “Storytelling, transmídia e publicidade – tudo se interliga, mas você sabe o que é?

  1. Muito legal seu texto. Estudo storytelling no Mestrado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Na minha opinião, o uso deste recurso para comunicação organizacional – tirando fora a vertente publicitária – tem mais a ver com uma narrativa da experiência do que com uma criação ficcional. Os conceitos realmente ainda não estão consolidados, muito pelo que você comentou – as traduções que trazem diferentes sentidos em cada cultura/povo. No Brasil, tínhamos antigamente as "estórias" e a "história", e não há mais uso desta diferença terminológica, assim como nos EUA há uma divisão entre "storytelling" e "story life". Mas a proposta de discutir o tema que vocês trouxeram é muito pertinente. Valeu.Rodrigo Cogorodrigo@mundorp.com.br

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