Um pouco de diversão… e conscientização!

Já perceberam como este segundo semestre de 2011 está repleto de atrações e festivais culturais no Brasil? Será que podemos enxergar como a maior junção de estilos, gostos e costumes de todos os tempos? Para nós brasileiros, serão inúmeras as oportunidades de apreciarmos nossos ídolos e artistas preferidos. E não é só isso. São incentivadas inúmeras ações e propostas que promovem conscientização e mobilização socioambiental.

Dentre os muitos festivais que terão como palco o território brasileiro, podemos destacar os já conhecidos e consolidados Rock In Rio e SWU (“Starts With You”). O interessante é que estes festivais trazem ideias inovadoras, que promovem conscientização por parte dos espectadores.


O Rock In Rio, que será realizado entre os dias 23 de setembro e 2 de outubro, por exemplo, apresenta o mote “Por um Mundo Melhor”, com a intenção de propiciar uma atuação sustentável e socialmente responsável. Essa atitude vai desde a compensação das emissões de carbono até a escolha de parceiros com atuação socioambiental. O festival procura, além disso, o apoio direto a diversos projetos de sustentabilidade – ao longo dos últimos 10 anos, foram mais de 4 milhões de euros destinados a ações de educação e conscientização ambiental.


Neste ano, são várias as propostas da organização do festival em promover ações de cunho social. Até o dia 7 de setembro, poderão ser doados instrumentos musicais, novos ou usados, para ONG’s que utilizam a música para transformar a sociedade. O Rock In Rio e a Secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos montaram uma Oficina de Luthier (profissionais especializados no conserto e manutenção de instrumentos musicais) que vai formar 40 jovens como assistentes.


O festival promove também este ano uma promoção em que as pessoas devem mandar vídeos, música, fotos, etc contando quais as suas visões de “um mundo m
elhor”. Serão distribuídos 2.250 ingressos duplos para as ideias mais criativas e impactantes. As inscrições podem ser feitas até dia 15 de julho no site.

Já o Festival SWU, em sua segunda edição, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro, além de trazer atrações musicais do mundo todo, tem como iniciativa promover atitudes que gerem mudanças. Em suas redes sociais, os organizadores do evento incentivam ações de sustentabilidade e fazem com que as pessoas reflitam e discutam sobre ideias sustentáveis, usando sua criatividade e originalidade.


Sua primeira edição, em 2010, trouxe várias ações e estratégias sustentáveis, como máquinas de reciclagem e torre feita de latas de cerveja. Foram realizados também Fóruns de Sustentabilidade durante todos os dias do Festival, que traziam espec
ialistas no assunto do mundo inteiro.

O interessante é destacar que, além de promover entretenimento e lazer, estes festivais carregam também a importância de reunir pessoas, ideias e ações que promovam mudanças e melhorias no restante da comunidade. Não basta ser considerado o melhor evento musical, agora é preciso ter iniciativa e representatividade social.

Raissa Viegas
Diretoria de Comunicação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s