O potencial da identidade cultural nas estratégias de comunicação

Identidade cultural é o fator de inclusão e identificação do indivíduo com a sociedade onde ele está inserido. Dessa forma, podemos dizer que a identidade cultural fortalece o sentimento de pertencer à determinado grupo social. Segundo Stuart Hall (1999), uma identidade cultural enfatiza aspectos relacionados a nossa pertença a culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas, regionais e/ou nacionais. Assim, a identidade cultural está diretamente relacionada com conceito de nação, o que ela envolve e que a torna particular. Podemos dizer então que a nação, além de uma entidade política, também é um sistema de representação cultural, composta de representações e símbolos que dão base à construção de uma identidade nacional.
Desse modo, a identidade cultural pode servir como uma estratégia de comunicação para as organizações, devido ao seu poder de identificação e assimilação entre a organização, a sociedade e seu público-alvo. Trata-se de um campo promissor, porém pouco explorado pela comunicação e seus profissionais, dentre eles o relações-públicas. Devido ao seu papel como gestor da comunicação e a sua necessidade de estar sempre atento às mudanças culturais, o relações-públicas, de acordo com Nilda Jacks (1998), ajuda organizações a se posicionarem diante de seus públicos, definindo uma identidade própria.
Utilizando este potencial da identidade cultural, que aproxima organização e públicos, trazendo maior reconhecimento e interação causada pela sensação de ambos fazerem parte de uma mesma cultura, o Banco do Brasil criou uma série de curtas-metragens baseado em estudo encomendado pelo próprio banco durante o final de 2004. O objetivo deste estudo era saber qual a expectativa dos brasileiros em relação ao banco que tem o nome do país. A partir disso, o Banco do Brasil convidou sete diretores renomados do cinema nacional para produzir sua campanha, intitulada “Sete Valores”. A intenção da campanha foi fortalecer a imagem do banco como uma instituição nacional através da assimilação entre a identidade do Banco do Brasil com a identidade cultural brasileira, aproximando os dois.
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