Mobilização: pratique mudança


O Grupo AGR – Ação, Gestão e Responsabilidade – atualmente é composto por alunos de Relações Públicas dos quatro anos da Unesp e um aluno da USC. O Grupo se formou em março de 2009 para realizar o “Projeto RevitalizAção”, para a matéria Técnicas de Relações Públicas. Esta faz parte da grade do terceiro termo de RP. No entanto o grupo escolheu o foco das Relações Públicas Comunitárias. Pra quem ainda não ouviu falar neste conceito: o principal foco das Relações Públicas Comunitárias é a cidadania, partindo da mobilização social em busca de responsabilidade.

Segundo Waldemar Kunsch, para tanto, é preciso projetos abertos, multidirecionais, participativos e democráticos, mas sem deixar o planejamento formal.

O Projeto RevitalizAção ocorreu no Bosque Presidente Geisel e foi realizado em três finais de semana, durante os quais houve a manutenção do espaço físico do local e realização de atividades ligadas à responsabilidade ambiental, saúde, cultura e lazer para a comunidade.

Hoje, o Grupo AGR é um braço de trabalho da ONG Batra – Bauru Transparente. Formada há quase dois anos, tem como objetivo combater a corrupção através da fiscalização do poder público. Atuando também como Batra Jovem, o AGR continua com trabalhos nas áreas de assessoria de comunicação, pesquisa, entre outros, focando principalmente em causas sociais e ambientais.

Desde sua consolidação o Grupo realizou outros projetos e tem hoje o Projeto Recicla Bauru como principal foco. O objetivo central é contribuir para a melhoria do sistema de reciclagem de Bauru, através do levantamento de dados, mobilização e principalmente conscientização da população e do poder público da necessidade de se criar novas cooperativas e pontos de reciclagem na cidade.
A iniciativa foi estimulada pela Rede Coletiva Ativista, que visa capacitar jovens para incidência política e melhoria da qualidade de vida em diversas cidades. Os ideali

zadores do coletivo são: Amarribo Júnior, Rede “Sou de Atitude” e Oficina de Imagens. O grupo AGR participou do coletivo coordenado pela Amarribo Júnior juntamente com grupos de mais cinco cidades do estado de São Paulo.

Levando isso em conta, aproveite todas as oportunidades, seja dentro da faculdade ou fora dela. Mobilize-se para tentar mudar a sua cidade natal ou a cidade onde vive para melhor! Reúna amigos e pessoas com as mesmas ideias e forme um grupo, assim você multiplicará o seu poder de ação e de promover mudanças. Pesquise as necessidades da comunidade e seus direitos. Debata constantemente e procure parcerias: ONG’s, associações ou outros grupos que possam ajudar no seu projeto. Estimule a participação de outras pessoas e insira-se nas mídias sociais, isso o ajudará na busca por novos parceiros e disseminação de suas ideias. Apresente o trabalho para outras pessoas, mobilize outros grupos para se unirem!

Mayra Gianoni
Membro do Grupo AGR

Contato:
Facebook – Grupo Agr
Twitter – @grupoAGR
E-mail – grupoagr@gmail.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s