A arte de se relacionar

Quem nunca foi a uma loja para comprar apenas uma mercadoria e acabou saindo de lá com três sapatos, dois shorts e cinco óculos por influência do bom atendimento do vendedor?

O vendedor de uma loja, não tem a consciência que na maioria das vezes é ele que representa a imagem da empresa para o cliente, já que o contato primário é realizado no atendimento. Sabe-se que é essencial para a fidelização do cliente um atendimento personalizado, para que ele não se sinta apenas um consumidor.

Para que esse atendimento personalizado seja eficiente, o vendedor deve estudar os serviços ou produtos oferecidos, suas características e indicações, para que se ofereça o que realmente o cliente quer. Outro ponto a ser destacado no atendimento deve ser a maneira de se tratar o cliente, este deve estar à vontade para usar do tempo e conhecer seus serviços ou produtos para depois fazer sua decisão. Este tempo deve ser aproveitado como oportunidade para que o vendedor detalhe as qualidades do serviço e ache argumentos que aproximem o serviço à realidade da empresa.


As atitudes do vendedor serão marcadas na primeira impressão observada pelo cliente, por isso a maneira de se apresentar, o cumprimento ao cliente, a simpatia e mostrar a sua disponibilidade, fazem com que o atendimento fique marcado e assim, num outro momento, seja lembrado pelo cliente.

O atendente nunca pode desprezar um cliente, independente se este se interessa ou não pelo serviço oferecido. Neste caso, pode-se criar uma maneira de realizar um feedback com os possíveis clientes, pois assim serão destacados os pontos fortes e fracos de seus serviços na visão daqueles que não adquiriram o serviço e também na ótica de quem fechou negócio com a sua empresa, resultando numa coletânea de informações que devem ser avaliadas e repensadas nos contatos com os próximos clientes.

Atualmente, o marketing de relacionamento nos oferece o CRM (Customer Relationship Management) como um meio abrangente de gerenciar o relacionamento, inclusive com os potenciais clientes, para benefício mútuo e duradouro, facilitando assim este contato. Com isso, devemos lembrar que aquele que preza pelo cliente e não pelo produto é o que consegue fidelizá-lo.

Gabriela Prado
Diretoria de Relações Comerciais
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