Análise S.W.O.T: uma forma inteligente para a Gestão Estratégica das Empresas

Alguma vez você sentiu a necessidade de conhecer mais sobre a comunicação interna de sua empresa ou do mercado em que ela está inserida? Uma ferramenta de gestão estratégica empresarial bastante utilizada para isso é a Análise S.W.O.T, uma ferramenta prática e simples que busca verificar a posição estratégica da empresa no ambiente, interno ou externo, que se quer analisar.

A Análise S.W.O.T (Strenghts. Weakness. Opportunities. Threats) é um estudo sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da comunicação interna ou externa da organização. É uma medida fundamental para diagnosticar questões incertas para o sucesso das ações da empresa, desde problemas internos ou externos de imagem até uma análise de mercado para um melhor posicionamento, pois permite conhecer fatores favoráveis e desfavoráveis do mercado e situar a empresa em seu contexto real.

Para desenvolver a análise em uma organização é necessário se voltar para o ambiente interno – formado pelos pontos fortes e fracos – e o ambiente externo, formado pelas oportunidades e fraquezas. Com essa comparação é possível ter conhecimento de todos os fatores que estão prejudicando o desenvolvimento da organização e todos que estão ajudando ou que podem vir a ajudar.

Mas como levantar todos esses dados? Para isso você deve extrair todas as informações necessárias daquilo que se quer analisar. Se for comunicação interna com os funcionários de sua empresa, faça uma pesquisa para saber a visão deles sobre as atividades e do trabalho em si;  se for uma necessidade de análise de como sua empresa está no mercado, vá até seu público e pesquisa a opinião deles sobre sua instituição, sobre os concorrentes.

Após o levantamento de todas as informações necessárias, chega o momento de analisar as questões principais (os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças) para encontrar soluções para o desenvolvimento da organização. É fundamental que questões básicas estejam presentes na hora do levantamento S.W.O.T. No texto “A Análise S.W.O.T como ferramenta da gestão estratégica” (www.superempreendedores.com) são apontadas algumas:

  • Pontos Fortes: O que você, sua empresa e equipe fazem bem? Que recursos especiais você possui e pode aproveitar? Quais são os seus diferenciais? O que a concorrência, a equipe, os clientes e os fornecedores acham que você faz bem?
  • Pontos Fracos: No que você precisa ficar atento? O que precisa melhorar? Onde deve se blindar? Onde possui menos recursos que os demais? Quais são suas fraquezas identificadas pelos outros?
  • Ameaças: Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar? Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para você? Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?
  • Oportunidades: Quais são as oportunidades externas que você pode identificar? O que seu cliente deseja e precisa que pode servir como oportunidade de negócio? Como agregar valor ao seu produto e ao seu serviço? Que tendências você pode aproveitar ao seu favor?

Combine os fatores externos e internos até encontrar estratégias que ajudarão na elaboração de um plano e no alcance de resultados.

Fontes:

InteliMap

Portal do Marketing

Super Empreendedores

Mariana Alves

Diretoria de Projetos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s