2 de dezembro – Dia Nacional das Relações Públicas

Regulamentada em 1967, a profissão de Relações Públicas ganhou um dia especial para os profissionais que a exercem, dia 2 de dezembro, nascimento de Eduardo Pinheiro Lobo, o patrono da profissão.

Apesar do relações-públicas estar inserido nos profissionais de comunicação social em geral, ele possui características que o diferenciam de um comunicólogo comum.

O principal objetivo do relações-públicas é mapear os públicos de uma organização a fim de exercer estratégias que trabalhem a opinião pública a favor da imagem que a organização ou uma pessoa quer transmitir, imagem esta que também é de responsabilidade das Relações Públicas, tanto para sua construção quanto, principalmente, para a sua manutenção e reconstrução. Além disso, o profissional também sabe lidar com situações adversas, gerindo crises e equilibrando os efeitos da comunicação.

O diferencial do profissional de Relações Públicas em relação a outros profissionais de comunicação social está exatamente nesse ponto: ter o feeling de saber lidar com as pessoas que compõem o conjunto de stakeholders do cenário que as organizações estão envolvidas, aliado à percepção de oportunidades e estratégias que dão valor à imagem daquilo que as Relações Públicas trabalham.

Uma das principais razões para que o relações-públicas exerça um papel tão diferenciado está na sua base teórica composta por áreas como psicologia, ética, planejamento estratégico, dentre outras, pois o ajudam a organizar sabiamente a comunicação interna e externa, refletindo na imagem em que trabalha, seja de uma organização ou de uma pessoa.

No entanto, de nada adianta a teoria se na prática as ações de trabalho forem as mesmas. O relações-públicas tem em suas mãos todas as ferramentas de comunicação como qualquer outro profissional dessa área, a diferença é que ele sabe que para cada cenário em que trabalha, os públicos e os objetivos diferem e fazem com que a opinião pública e conseqüentemente a imagem construída também sejam diferentes.

Não é a toa que o golfinho é o símbolo da profissão de Relações Públicas, pois assim como ele seus profissionais possuem um grande poder de comunicar, de forma inteligente e única.

Amanda Valença

Diretoria de Comunicação

Referências

http://www.portalangels.com/educacao/datas-comemorativas/dia-nacional-das-relacoes-publicas-2-de-dezembro.html

http://targetcomunicacaorp.blogspot.com/2009/12/dia-do-profissional-de-relacoes.html

http://www.aberje.com.br

Anúncios

Uma resposta em “2 de dezembro – Dia Nacional das Relações Públicas

  1. Pingback: A Bordo da Comunicação » Blog Archive Relações Públicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s