Além das vendas

O surgimento e a evolução da internet impactaram todo o processo de comunicação, interligando pessoas de diferentes partes do mundo,  proporcionando um espaço enorme de criação e veiculação de conteúdo midiático, seja ele cultural, comercial ou de entretenimento.

Esse novo cenário, dinâmico e interativo, provocou mudanças na relação entre emissor e receptor. A passividade ficou para trás, e, com a explosão das redes sociais, é claramente visível o poder de criação e propagação dos novos receptores ativos.

Se pensarmos nesses emissores como profissionais de relações-públicas e nos receptores como consumidores e possíveis consumidores, temos um grande desafio pela frente.

O e-commerce tem crescido muito e segundo o Vice-Presidente de Negócios dos Correios, José Furian Filho, eles esperam um aumento nas entregas  acima de 30% nos próximos anos. Mas o que tem se falado muito agora é sobre a tendência do social commerce, o comércio eletrônico integrado com as mídias sociais.

As mídias são plataformas com enorme potencial de exploração e, sabendo que os brasileiros estão presentes no topo do ranking mundial de internautas que acessam essas redes, ações estratégicas nesse meio podem ser muito mais eficientes e lucrativas. Não basta divulgar e vender, a exigência dos receptores/consumidores/internautas requer criação de vínculos mais fortes e duradouros.

A Dell é um exemplo de empresa que inovou e, pensando na necessidade de aproximação e fidelização, começou a manter contato com seus clientes e fãs pela comunidade Direct2Dell. O Walmart também investiu, utilizando as redes para fazer gerenciamento de crises.

Sendo assim, vemos que as Relações Públicas têm um vasto campo de atuação estratégica nas mídias, provando que o marketing na internet é eficiente, mas as ações podem ir além, tornando-se eficazes.

Maria Eduarda

Diretoria de Finanças

Referências:

Época negócios

HSM

E-Commerce News

Anúncios

Uma resposta em “Além das vendas

  1. É verdade…é cada vez mais evidente a importancia da internet no nosso cotidiano,e porque não fazer dela uma coisa lucrativa e interativa,ao mesmo tempo q une as pessoas traz novas possibilidades de comunicacão entre empresa/consumidor tornando mas eficaz o comércio e mais confiante fica o consumidor,é isso ai Rpjr…sucesso pra vcs !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s