Rebranding: o desafio do reposicionamento de uma marca

O assunto do branding vem sendo utilizado e analisado constantemente por empresas que gostariam de entrar bem posicionada no mercado, mas o rebranding ainda é pouco implantado nas empresas, por ser considerado um desafio que deve ser solucionado com a participação do profissional de relações públicas.

Mas afinal, o que é o rebranding? O rebranding possui como objetivo melhorar e renovar a percepção de uma marca no mercado, sempre respeitando sua história, seus valores e a relação que se construiu com seus clientes. Ele também pode significar desde um novo nome, uma nova filosofia operacional com o mercado, até uma nova logomarca, e também um design diferenciado ou a combinação de todos estes para criar um diferencial, que reflita em um novo posicionamento da empresa junto aos clientes, fornecedores, funcionários, mídia e concorrentes.

Em outras palavras, rebranding significa que, nos dias de hoje,  é quase impossível administrar uma empresa sempre da mesma maneira e assim, aproxima o profissional de relações públicas da necessidade da criação de um planejamento estratégico a longo prazo, para que as marcas se reposicionem no mercado constantemente, atingindo seus principais públicos que mudam de perfil ao longo do tempo.

Para o desenvolvimento, devemos recorrer ao estudo de caso para constatar as diferenças encontradas entre o antes e o depois das marcas que passaram por um processo de rebranding, para que assim seja verificada a eficácia das transformações implantadas, como é o caso da FIAT, onde a marca mostra que agora é mais moderna, utilizando uma trilha sonora atual, cores atuais, além de mostrar que é um  modelo de carro para família, e agora também é um carro jovem.

Deve-se lembrar de que no momento de sua construção, a marca acabou por agregar clientes fiéis e esses podem não se encaixar com a nova perspectiva, assim, deve-se manter a identidade organizacional, sempre lembrando-se de fazer um resgate da memória institucional, identificação dos problemas atuais e planejamento estratégico do novo conceito que a marca vai implantar.

Por tratar-se de um campo de estudo da comunicação, a gestão do rebranding ainda não é totalmente bem esclarecido por profissionais desta área, pois são muitos os envolvidos no processo, uma vez que não se encontram estudos específicos acerca do tema e, além disso, o tema deve estar ligado diretamente ao marketing para que assim se reforcem as percepções que são criadas no imaginário do consumidor.

Será que não chegou a hora de sua marca se reposicionar no mercado? 

Diretoria de Relações Comerciais

Gabriela Godoi Do Prado

Anúncios

Uma resposta em “Rebranding: o desafio do reposicionamento de uma marca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s