Wonka: Alimente sua imaginação!!

Quem depois de assistir ao filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (Willy Wonka and the Chocolate Factory) nunca sonhou em encontrar o tão cobiçado cupom dourado? A primeira versão do filme, baseado na obra do escritor Roald Dahl, estreou em 1971 (para quem nunca assistiu, fica a dica a versão mais antiga do que a protagonizada pelo ator Johnny Depp) e nos convida para as grandes realizações de Willy Wonka, o dono de uma misteriosa fábrica de chocolate, que promove um concurso onde cinco cupons dourados são escondidos dentro de suas famosas barras de chocolate Wonka. Cinco sortudas crianças, com características muito marcantes, encontram os cupons e têm a chance de entrar na fantástica fábrica e conhecer os mais diversos segredos do grande inventor, como sorvetes que não derretem, balas que não perdem o sabor e chicletes que valem por uma refeição completa!

 

 http://www.youtube.com/watch?v=iNCjwZM5OOU

A primeira versão do filme foi quase inteiramente bancada pela empresa Quaker Oats, que na época lançou barras de chocolate com a marca Wonka. Apesar do sucesso de bilheteria do filme, o chocolate não agradou ao público, pois o chocolate derretia ainda nas prateleiras. Ainda assim, anos mais tarde a marca Wonka foi comprada pela Nestlé, que restringiu a distribuição do produto a poucos países dos EUA e Europa.

A grande oportunidade para a Nestlé veio em 2005, com a refilmagem do filme. A empresa contribuiu com os doces, reais e imaginários, usados na gravação e aproveitou o sucesso de bilheteria para fortalecer a marca Wonka. Assim como feito no filme, a empresa lançou os cobiçados GoldenTickets, que foram escondidos em barras de chocolate, dando o direito a quem os encontrasse a prêmios estimados em 10 mil dólares. A promoção, infelizmente, não ocorreu no Brasil.

Com isso, pretendeu-se reposicionar a marca e lançá-la a nível internacional, procurando corrigir os erros cometidos no passado. O reposicionamento, aceito pelos consumidores, deu abertura para a produção de outros produtos do segmento de doces que carregam a marca Wonka e que podem ser conhecidos no site da marca, wonka.com.

 No site, além de informações sobre os produtos, os visitantes podem ainda jogar games que permitem aos navegantes brincar com as marcas dos doces, como o Nerdoodler, que você pode fazer desenhos usando as balas Nerds, um dos confeitos clássicos da marca Wonka. O site, assim como toda campanha na qual se baseia a divulgação dos doces Wonka, utiliza-se da fantasia e do cenário dos filmes, encantando e fortalecendo a marca junto a crianças, jovens e adultos.

A marca ganhou ainda uma loja própria, inaugurada em 2010 dentro da loja de brinquedos Toys R Us, na Times Square, NY. Tudo na loja remete ao universo do filme e ambientes criados pelo autor do livro. Desde cartolas gigantes e expositores que abusam de iluminação e design diferenciados a perfume de chocolate no ar, a loja usa do cross-merchandising como uma grande jogada de marketing. O cross-merchandising é uma técnica que busca associar produtos que tenham relação entre si, provocando assim o consumo e o destaque da marca. Um exemplo é quando os supermercados dispõem nas prateleiras pacotes de queijo ralado próximos ao setor de massas.

Dessa forma, com o slogan “Feed Your Imagination” (alimente sua imaginação) os visitantes da conceituada loja de brinquedos são atraídos pelo clima de fantasia e descontração já existente na loja, agora associados à marca e ao ambiente mágico da marca Wonka.

Thiago Siqueira

Diretoria de Comunicação

 Fonte: Mundo das Marcas

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