Mais vale um sentido que uma emoção?

O anúncio é antigo, mas a ideia é inovadora.

Com o intuito de divulgar a 4ª edição da pesquisa Dossiê Universo Jovem, em 2008, a MTV divulgou um anúncio totalmente comestível a fim de associá-lo com o tema da pesquisa: sustentabilidade.

A ideia de ser autossustentável transformou a publicidade na época e revolucionou os meios em que ela estava inserida. Todos estavam curiosos em comer o tal papel comestível. Em jornais, revistas e diversos meios, o anúncio foi veiculado e influenciou várias mídias espontâneas. Mas, até que ponto é válido desafiar a comunicação desta maneira?

Pelos resultados mensurados a peça publicitária foi realmente um sucesso, mas, querer alavancar uma ideia, marca ou produto com campanhas dessa propriedade não é se arriscar demais? É preciso planejar, e muito, campanhas desse calibre, pois, a inovação assim como é alvo de curiosidade, é também de crítica.

Se um “consumidor” do anúncio tivesse passado mal por causa do papel, por exemplo, seria algo negativo para a MTV, o que não aconteceu.

A ideia de transmitir um conceito com o próprio conceito foi uma cartada de mestre pela MTV e com certeza deve ser tomada como exemplo.

Atualmente, as empresas Mishief PR e McVitir se inspiraram no Willy Wonka e criaram o Lift Lick, um elevador comestível com 1325 bolos “Jaffa Cake”. As pessoas entram no elevador e podem lamber as bolachas, que são substituídas constantemente por outras que ficam atrás da parede.

Vemos a publicidade e propaganda usar e abusar das emoções dos consumidores para transmitir uma ideia ou vender um produto, mas, utilizar os cinco sentidos é algo que normalmente pensamos muito além do presente. É um risco que, para ganhar destaque, é preciso apostar todas as fichas.

Amanda Valença

Diretoria de Comunicação

Fontes:

MTV Anúncio comestivo

Coma este anúncio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s