Só uma simples ferramenta?

Ser relações públicas não significa usar todas as ferramentas que o mundo oferece e apenas colocá-las em prática, afim de estruturar uma boa comunicação. Vivemos em um mundo no que a esmagadora maioria sabe como fazer uso dos artifícios da internet, por exemplo, para entrar em contato com os mais diversos públicos. Todos somos comunicadores hoje em dia, então, para ter destaque o RP tem que ir além disso.

Para conseguir inovar é preciso explorar. Já sabemos que o Twitter nos possibilita comunicar em 140 caracteres, que o Facebooknos faz dizer sobre o que estamos pensando eque o Youtube nos mostra os mais variados vídeos. Mas isso é só o básico. Vamos explorar?

O Twitter nos oferece alternativas como Twitpic para postar imagens, o VidTweeter para compartilhar vídeos, o Twitdraw para desenhar com o mouse e twittar logo em seguida, além de inúmeras ferramentas para facilitar o acompanhamento do Twitter, como ícones do desktop e twittes da barra de endereços. É receber e enviar informações de todas as formas possíveis, de forma rápida e eficiente.

O Facebook é uma ferramenta de fácil contato com o público, seja por meio de perfil ou página. O contato direto possibilita compartilhamento de dados, mensagens diretas e até análise das características do público. Com a timeline, nova ferramentado Facebook, é possível mostrar o histórico de uma empresa, por exemplo, de forma organizada visualmente (apesar de alguns ainda discordarem dessa “organização”). Além disso, a nova capa do perfilpode ser usada para chamar atenção de algum fato importante, ou até mesmo dar destaque ao próprio nome da empresa.

Mas o Youtube é o que se destaca dessa vez. Conhecido como um site que possibilita o carregamento e compartilhamento de vídeos, pudemos ver a pouco tempo um exemplo de grande inovação no endereço eletrônico.

Nike – My Time Is Now

A Nike lançou um novo jeito de divulgar suas ações no Youtube com um vídeo totalmente interativo. Trata-se de um vídeo com vários atletas de renome com algumas informações extras que podem ser acessadas ao longo da exibição das imagens. As informações vão desde ficha dos jogadores até jogos de videogame e testes de conhecimento sobre o mundo futebolístico. O mais interessante é explorar todas as informações possíveis, possibilitando assim uma interação ainda maior com o público e um grande nível de curiosidade.

Para acessar o vídeo:

http://www.youtube.com/user/nikefutebol?feature=results_main

O importante não é somente usar os materiais existentes e fazer comunicação com elas. É necessário se aprofundar ainda mais, conhecer ainda mais, explorar ainda mais. Acha que uma ferramenta está oferecendo o máximo que pode oferecer? Olhe de novo…

Milena Shoji

Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s