Relacionamento?!

 

As empresas já perceberam a importância de manter o contato com os clientes através das redes sociais. As novas mídias ganham cada vez mais destaque no relacionamento com os consumidores e através delas, as empresas estabelecem um canal de comunicação e implantam ações de marketing para seus públicos. Porém, algumas das propostas são simples, como promoções ou liquidações, que pouco dialogam com os clientes e não geram conteúdo de qualidade para eles.

Os concursos culturais realizados por empresas nas mídias sociais tem, por objetivo principal, aumentar o número de “curtir” na página, seguidores ou fãs, mas isso não é o suficiente para estabelecer um vínculo com o público. As empresas que interagem de fato com seus clientes ganham maior reconhecimento do que aquelas que os sobrecarregam com mensagens publicitárias e marketing invasivo.

Inovação e transparência são pontos essenciais para uma empresa utilizar as mídias sociais em sua comunicação externa. É de grande valia publicar novidades, conteúdo criativo e deixar esclarecido os valores da empresa em suas páginas da web. Muitas das mídias são usadas como um serviço de atendimento ao consumidor, substituindo os tradicionais meios. Um exemplo deles é o telefone, canal de relacionamento efetivo, eficaz e valorizado pelos clientes. Contudo, se a organização não possuir valores sólidos, mostrará isso em suas ações. Por isso, todo cuidado é pouco.

Todas as ações de relacionamento e comunicação de uma organização influenciam diretamente o estabelecimento da marca. Quando ações inovadoras são implantadas e reclamações são devidamente respondidas, a fidelização do cliente fica próxima de ser atingida. A criação de um perfil ou uma página nas redes sociais, juntamente com a elaboração de promoções, não trará retorno imediato para a empresa.

O processo de relacionamento com os clientes tem que ser traçado de forma estratégica, fazendo uso das diversas ações comunicativas para com eles. Desta maneira, a marca será fortificada e o sucesso estará mais próximo.

 Bruna Mantuan

Diretoria de Comunicação

Fontes:

MUNDO DO MARKETING

SOCIAL LAB

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