Marketing de guerrilha: sempre positivo?

Foi divulgada recentemente uma ação de marketing de guerrilha idealizada pela agência Duval Guillaume para a empresa belga Opvoedingslijn, na qual simulava crianças fazendo sexo em um banheiro.

Assim que entravam, as pessoas escutavam um barulho e após um tempo, as crianças saíam de uma cabine como se nada tivesse acontecido. Uma das vítimas ainda pergunta: “Vocês não são muito jovens para fazer este tipo de coisa?”.

A estratégia teve o intuito de mostrar a importância da educação dos filhos, já que a empresa atua nesta área. Assim que a cabine era aberta, a mensagem “Educar uma criança nem sempre é fácil, por isso existe a Opvoedingslijn” aparecia e mostrava, após o susto de quem escutou os barulhos, o motivo da situação.

A ação ganhou destaque não só pelo objetivo alcançado, mas pela forma em que foi contextualizada. Estamos cansados de saber que o marketing de guerrilha é utilizado para construir uma estratégia criativa, forte e que abranja um grande número de pessoas.  No entanto, será que apesar desta campanha ter conseguido atingir estes objetivos, ela valeu a pena?

É preciso tomar cuidado com as estratégias e medidas tomadas quando se escolhe o marketing de guerrilha como forma de divulgação de uma marca, produto, serviço ou organização, pois só atingir seu objetivo não basta. É preciso que ele ganhe popularidade de uma forma positiva, e não negativa ou ambígua.

A escolha por essa divulgação forte atingiu de certa forma o que ela buscava, mas, será que todos os pais confiam em uma empresa que utiliza as próprias crianças para vender seu serviço? Pelo fato da ação ter transmitido uma imagem ambígua, não saberemos responder.

Amanda Valença

Diretoria de Comunicação

Fonte:

Comunicadores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s