De onde vem os nomes dos carros?

Existem milhões de modelos de carros pelo mundo e a cada ano novos são criados, mas da onde vem a inspiração das montadoras?

A globalização incentivou a criação dos “carros globais”, aqueles que são vendidos em diversos países. Entretanto, alguns nomes podem dar certo em algumas nacionalidades e em outras não. Um exemplo é o caso da Mitsubishi Pajero, que no mercado espanhol teve seu nome mudado para Montero ,pois  em sua língua Pajero tem um significado não muito bom para um carro.

O processo de escolha do nome de um carro começa no início do projeto, onde teoricamente o mais aconselhável é que empresas especializadas tragam nomes definidos por pesquisas de opinião com o público,os delimitando pelo conceito que o carro quer passar aos consumidores. Por exemplo, o carro Agile, da Chevrolet, foi criado devido ao conceito de o carro ser ágil.

Mas, isso não é via de regra. Nomes de carro podem servir para homenagear pessoas famosas, como o Citroen Picasso (famoso pintor espanhol Pablo Picasso); lugares de um país em específico, como o Chevrolet Ipanema; ou simplesmente não ter significado, como o Renault Sandero.

Geralmente, a escolha do nome do carro fica responsável pelo departamento de marketing, que coordena o processo. Especialistas dizem que o nome certo não salva o carro errado, mas sim que o carro certo salva o nome ruim, como a famosa van da KIA, a Best A, carinhosamente chamada de Besta. Entretanto, isso não é aconselhável já que o nome e o carro devem estar em sintonia para obter melhores resultados nas vendas.

Algumas montadoras preferem simplesmente não arriscar a colocar nomes nos carros e simplesmente combinam letras e números, como fez a Audi com seus modelos A1, A3 e A4. Letras do alfabeto grego também são usadas como artifício, como o Chevrolet Omega.

O que fica claro é que o nome do carro é muito importante para a aceitação do mercado, mas e o da montadora? Em 2006, o Brasil foi contemplado com a montadora chinesa Changan, que teve a ideia de adaptar seu nome ao mercado brasileiro. Com isso,  ela o mudou para Chana, que foi alvo de inúmeras piadas. Diante disso, a montadora voltou com o nome original Changan, mas disse que não foi por esse motivo…

Imagem

Segue abaixo algumas curiosidades sobre os nomes dos carros:

Volksvagem Tiguan = Tigre + iguana

Volksvagem Amarok = Linguagem esquimó, lobo

Fiat Palio = Tradicional corrida de cavalos na Itália

Ford Mustang = Raça de cavalos europeus

Gabriel Paes

Diretoria de Recursos Humanos

Fontes:

Carand Driver Brasil

Mundo Estranho

G1

Quatro Rodas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s