As redes são sociais… e as campanhas também!

É visto cada vez mais, na internet, intervenções publicitárias que atraem as pessoas por serem diferentes e inovadoras.  Algumas dessas publicidades são feitas no Facebook e no Twitter, que são mídias em que a informação tem um grande alcance em pequeno período de tempo.

Ultimamente, campanhas sociais também vêm sendo feitas desse jeito não convencional. O apelo característico de campanhas sociais continua sendo feito, porém de uma forma mais criativa e direcionada aos públicos.

Um exemplo foi a campanha idealizada pela Ogilvy Brasil veiculada mês passado no Twitter. A campanha era destinada a arrecadar fundos e novos doadores para o GRAAC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. A data escolhida foi o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil e a estratégia foi enviar um vídeo, apresentado por crianças assistidas pela instituição, pedindo que as celebridades mais influentes do Twitter  “emprestassem” os seus perfis. Foram utilizadas as páginas do Twitter de celebridades como Neymar, Kaká, Ronaldo, Luciano Hulk, Ivete Sangalo entre outros para postar mensagens sobre a causa e a instituição. O resultado foi o impacto em 24 milhões de seguidores e o aumento de 4670% no número de doações.

Outra campanha interessante foi idealizada pela Fischer + Fala para a UIPA – União Internacional de Proteção aos Animais, com o objetivo de estimular a adoção. A ideia foi criar 10 perfis no Facebook para alguns cães, que precisavam ser adotados com urgência, para que eles fossem adicionados e os amigos ajudassem a divulgar a causa. Esses cães precisavam de um lar e a ajuda poderia ser por meio da adoção dos animais, doação a partir de 20 reais ou indicá-los a amigos. Além dessa, duas outras ações foram desenvolvidas para a mesma causa. Uma foi feita por meio de cartazes fixados em 50 estabelecimentos, como pet shops. O texto tinha a mensagem “Procura-se dono. Recompensa-se bem”, brincando com os cartazes de donos que procuram animais perdidos. A outra ação de guerrilha foi a “Adote um Cachorro”, em que foram instalados displays tridimensionais em formato de cachorro, em carrinhos de uma rede de supermercados em São Paulo. O objetivo era impactar, por isso, tinha a frase “Ele quer trocar uma gaiola pela sua casa”.

As causas sociais estão ganhando cada vez mais importância e destaque por meio de ideias criativas. A tendência é aliar a publicidade e proximidade com o público para ganhar mais adeptos às causas.

Natália Ulmi 

Diretoria de Projetos

FONTES:

Comunicadores

FisherFala

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