O relações-públicas e a construção da (sua própria) imagem

A estética, a aparência, os cuidados com a imagem e o poder da sedução nunca foram tão valorizados quanto na sociedade atual. A imagem, não só pessoal, como também organizacional, sofre um hiperinvestimento nesse contexto, já que a opinião pública se volta muito criticamente perante estes aspectos. Neste quesito, não podemos esquecer que uma das principais atividades das relações públicas se aplica na construção e manutenção da imagem de uma organização ou de um cliente.

A construção da imagem, no campo pessoal, envolve tanto os aspectos corporais, como vestuário, aparência física, utilização de meios de modificação corporal (intervenções cirúrgicas ou técnicas estéticas), e também tatuagens,  quanto aspectos que transcendem aquilo que é material, como o grau de confiabilidade e empatia que uma organização ou pessoa transmite. Porém, tais aspectos possuem uma relação íntima, ou seja, o material está atrelado ao imaterial e, portanto, um não pode estar dissociado do outro.

Dessa forma, as múltiplas opções no campo de trabalho para o profissional de relações públicas fazem com que a credibilidade e a seriedade no trabalho sejam características importantes a serem transmitidas, pois, independentemente de qual campo esse profissional escolha para trabalhar, ainda sim sua atividade estará diretamente ligada ao contato com o público, o que faz com que sua aparência corporal seja capaz de transmitir as características que são esperadas para essa atuação.

Tal constatação permite que seja perguntado: e a conexão existente entre o relações-públicas e sua própria imagem? Esse profissional, por se envolver tanto com a construção e manutenção da imagem de organizações ou pessoas, está isento dessa lógica? Ou sofre muito mais influência da estética do que outros profissionais?

A aparência pessoal pode não dizer tudo sobre uma pessoa e não revelar seu grau de competência, mas podemos dizer que ela é relevante para todas as profissões.

Lucas Nunes

Diretoria de Administração

FONTES:

Tatuagem + Terno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s