Que tal uma audiência de 35 milhões de pessoas para sua marca?

O mercado de games é o mercado que mais gera receita atualmente, superando o mercado fonográfico e a indústria do cinema. Os valores são enormes, atingindo a casa dos US$60 bilhões em 2011 e o número de gamers ao redor do mundo também é significativo, com cerca de 35 milhões de jogadores apenas no Brasil.

Com todo esse volume de dinheiro e pessoas sendo diretamente impactado pela indústria dos games não demoraria muito tempo para que marcas dos mais variados segmentos voltassem seus olhos para esse mercado. E realmente não demorou. Não é de hoje que grandes marcas estão presentes dentro do universo dos jogos, mas o modo como elas tem se inserido neste ambiente digital está cada vez mais complexo e relevante, onde as marcas fazem parte da história do jogo.

Este modelo de inserção das marcas nos games é chamado de In-Game Advertising, sendo similar ao Product Placement presente nos filmes. Trata-se da inclusão das marcas em jogos de franquias já existentes e, geralmente, consolidadas, como Need For Speed, FIFA, Pro Evolution Soccer e Battlefield, por exemplo. Esta inserção da marca busca relacioná-la diretamente ao mundo daquele jogo da qual faz parte, causando exposição da marca e sua consequente propaganda. Este tipo de branding tem conseguido a aprovação dos gamers e das desenvolvedoras, pois ambos acreditam que essa prática traz mais realidade aos jogos.

McDonald’s no jogo Need For Speed

Outra utilização de games pelas marcas é chamada de Advergames, que são jogos desenvolvidos com fins publicitários, pelas próprias marcas, para promover um novo produto ou serviço. Um exemplo deste tipo de aplicação é o jogo Real Racing GTI, desenvolvido pela Volkswagen, para divulgar seu novo Golf.

Real Racing GTI, criado pela Volkswagen

Devemos observar com atenção este relativamente novo cenário para exposição de marcas, pois uma plataforma que apresenta tempo médio de engagement de 20 minutos por sessão e número médio de 150 mil jogadores únicos por mês impactados pela presença das marcas nos jogos, somados aos valores que seu mercado movimenta, não deve passar despercebida como uma oportunidade interessante para expandir a divulgação de sua marca.

Mateus Nascimento

Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento

 

FONTES:

Findout

Meio&Mensagem

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